A Fujifilm anunciou o encerramento da fábrica de chapas de offset em Tilburg, nos Países Baixos, a acontecer em 2023.

“Como líder global no mercado gráfico, a Fujifilm está continuamente a adaptar o seu negócio de comunicações gráficas para garantir que pode ser sustentado de forma resiliente e durável.  Isto exigiu que a empresa encontrasse novas formas de trabalhar para atender mais eficazmente às necessidades dos clientes, e novas formas de pensar em como pode continuar a criar valor”, refere a empresa em comunicado.

Superia ZE plate

A Fujifilm relata uma diminuição contínua da procura de chapas de impressão, devido ao aumento de outras formas de comunicação, nomeadamente os meios digitais e ao crescimento da impressão digital. “Esta situação foi agravada na Europa pelo aumento dos custos das matérias-primas, pela volatilidade do mercado da energia e pelo impacto de uma inflação mais elevada”, justifica o comunicado. 

“No entanto, não há dúvida de que a impressão offset continuará a ser um processo de produção extremamente importante durante muitos anos, graças à sua capacidade de produzir impressão de alta qualidade e rentável em empresas de impressão altamente produtivas e automatizadas”, explica a Fujifilm. 

A produção será transferida para as fábricas no Japão e na China, terminando então a produção na Europa, o que deverá acontecer durante o ano de 2023.