A ERP Portugal, entidade gestora de resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas & Acumuladores (RPA), está a celebrar 18 anos e a recolha de mais de 245 mil toneladas de REEE e RPA, o equivalente a cerca de 24,5 vezes o peso da Torre Eiffel. 

A ERP Portugal possui mais de 8 mil pontos para entrega de resíduos  em todo o país, estando a sua localização disponível para consulta no site eureciclo.pt. A entidade gestora conta, atualmente, com mais de 800 aderentes que lhe transferiram a responsabilidade pela gestão dos seus resíduos.

Rosa Monforte, Diretora Geral da ERP, afirma: «Não teríamos conseguido alcançar este marco sem o compromisso e dedicação dos nossos colaboradores, parceiros e aderentes. A ERP Portugal continua empenhada em fomentar a mudança para uma economia mais circular e sustentável e esperamos continuar a trabalhar juntos para alcançar este objetivo».

ERP 18anos

Fundada a 13 de maio de 2005, a sua origem remonta à European Recycling Platform, a primeira plataforma pan-europeia especializada na gestão de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE). Ao longo dos anos, a ERP Portugal realizou diversas campanhas e projetos que contribuíram para a recolha de REEE e RPA, bem como para a sensibilização e literacia ambiental da população portuguesa, onde se destacam  “Geração Depositrão”, “Junta na Freguesia”, “Parceiro Sustentável”, “Traga Pilhas” e “Eureciclo.pt”.

Um dos mais recentes projetos da ERP Portugal, “Junta na Freguesia”, lançado em setembro de 2022, pretende facilitar a vida da comunidade. Em conjunto com as Juntas de Freguesia e municípios de todo o país, disponibilizou pontos de recolha, com o objetivo de criar um movimento de sustentabilidade participada e aumentar a recolha de REEE e RPA.  

A “Geração Depositrão” é uma iniciativa que já conta com 16 anos e que promove as boas práticas ambientais junto dos mais novos. O projeto de sensibilização ambiental envolve milhares de crianças e, na última década, permitiu o correto encaminhamento de milhares de toneladas de resíduos elétricos e eletrónicos e pilhas em fim de vida.

Já o programa “Parceiro Sustentável” tem como principais objetivos apoiar e inspirar as empresas a desenvolverem iniciativas pautadas pela sustentabilidade, e divulgar as melhores práticas ambientais encetadas a nível corporativo.

Relativamente ao universo dos RPA, a ERP Portugal lançou, em 2020, a marca “Traga Pilhas” de forma a alertar o consumidor para a importância e necessidade de reciclar este tipo de resíduo, estimulando a sua participação ativa neste processo. A sua designação apela, naturalmente, ao comportamento de levar pilhas e acumuladores em fim de vida até aos pontos de recolha seletiva e garantir, assim, a sua reciclagem.

O “Eureciclo.pt” é uma plataforma dedicada à partilha de informação sobre REEE e RPA, as melhores práticas de encaminhamento para reciclagem e sobre os pontos de recolha ERP Portugal disponíveis em todo o continente e regiões autónomas.  Este programa é dirigido a vários públicos, como estabelecimentos de ensino, comerciais, empresas, instituições, autarquias e ao consumidor final.

Atualmente, a ERP Portugal já conquistou a confiança de mais de 800 empresas que, no âmbito da Responsabilidade Alargada do Produtor, transferiram as obrigações de reciclagem dos resíduos provenientes dos produtos disponibilizados no mercado para a entidade gestora, assegurando o cumprimento dos objetivos e requisitos impostos pela legislação em vigor, nomeadamente, no que respeita à recolha, reutilização, reciclagem e valorização dos resíduos que integram o Sistemas Integrados de Gestão de REEE e de RPA.