O mercado de filmes gráficos deve atingir os € 26,8 biliões em 2023, e projeta-se que atinja € 33,5 biliões até 2028, com um CAGR de 4,6%, diz o novo estudo da Markets and Markets.

O relatório "Mercado de filme gráfico por tipo de produto (polietileno, polipropileno, cloreto de polivinil), tipo de filme (opaco, transparente, translúcido, reflexivo), processo de fabricação, tecnologia de impressão, indústria de uso final e região - previsão global para 2028", aborda as principais tendências que impulsionam o crescimento.

O aumento da população, a melhoria dos padrões de vida, o aumento da industrialização, o aumento da indústria automóvel e o aumento da urbanização levaram a um aumento na procura por melhores complexos residenciais ou não residenciais, o que impulsiona o mercado de filmes gráficos durante o período de previsão.

Além disso, o baixo custo de manutenção e os custos de instalação também são fatores impulsionadores, com a flutuação dos preços das matérias-primas a tornar-se o principal fator de restrição. A crescente procura por filmes poliméricos bioplásticos e os avanços contínuos nas técnicas de impressão oferecem oportunidades para os produtores de filmes gráficos, sendo as opções limitadas de reciclagem o seu principal desafio.

Durante o período de previsão, o segmento de cloreto de polivinilo (PVC) deverá registar a taxa de crescimento anual composta (CAGR) mais substancial em termos de valor. O PVC proporciona uma superfície lisa e consistente que é altamente recetiva à impressão em vários métodos, incluindo impressão digital, impressão offset, entre outras. Pode resistir à exposição à radiação UV, humidade e abrasão, garantindo que os gráficos impressos permaneçam intactos e visualmente atraentes por um longo período. O PVC é um material rentável, tornando-se uma escolha para filmes gráficos, especialmente em aplicações de grande escala, como banners, sinalização, displays, entre outros.

Graficos janela

As películas opacas também são populares. São concebidas para serem impressas e aplicadas em superfícies, tais como janelas, paredes ou outros substratos, bloqueando a passagem da luz. As películas opacas não são transparentes e garantem que os gráficos ou mensagens impressas permaneçam visíveis sem revelar o que está por trás do filme. Os filmes opacos encontram aplicações em setores como publicidade, retalho , arquitetura e gráficos de veículos, onde a necessidade de impacto visual e falta de transparência é essencial.

Espera-se que a indústria da publicidade procure filmes gráficos devido à sua versatilidade, capacidade de impressão e durabilidade, permitindo criar experiências visuais impactantes que comunicam as mensagens a um público alargado.

O processo de produção

O processo calandrado surge como o mais utilizado em comparação com outros processos de fabricação. Reconhecido pela versatilidade, o processo engloba uma série de atributos que o tornam a escolha preferida para a realização de filmes gráficos.

O método garante espessura controlada, acabamento superficial liso, estabilidade dimensional, capacidade de impressão, clareza ótica, resistência e custo-benefício. As vantagens combinadas tornam o processo adequado para uma gama diversificada de aplicações gráficas e de impressão.

Flexografia foi a tecnologia mais popular em 2022

Categorizado por tecnologias de impressão, o mercado de filmes gráficos é dividido em vários métodos, incluindo flexografia, rotogravura, offset e impressão digital. Entre estas, a flexografia surge como a escolha preferida para a impressão em filme, pela versatilidade, recursos de impressão de alta velocidade, mudanças rápidas, ampla gama de cores e adaptabilidade a vários tipos de tinta, entre outras características vantajosas.

Ásia-Pacífico é o mercado de crescimento mais rápido

A região da Ásia-Pacífico está preparada para assumir a liderança no mercado de filmes gráficos, tanto em termos de valor quanto de volume, de 2023 a 2028. O crescimento do filme gráfico na região é impulsionado por vários fatores, como a crescente urbanização, o aumento da capacidade financeira e a melhoria dos padrões de vida.

As grandes empresas

O mercado de produtos de filme gráfico compreende grandes players como a 3M (EUA), a Avery Dennison Corporation (EUA), a DuPont de Nemours Inc., a CCL Industries (Canadá), a Fedrigoni S.P.A. (Itália), a ORAFOL Europe GmbH (Alemanha), a HEXIS S.A.S. (França), a Arlon Graphics, LLC (EUA) e a Achilles USA Inc. Expansões, aquisições, joint ventures e desenvolvimentos de novos produtos são algumas das principais estratégias adotadas por esses players para melhorar suas posições no mercado de filmes gráficos.