O Sindicato dos Trabalhadores de Papel da Finlândia, o Paper Workers’ Union, rescindiu os acordos coletivos com as empresas  do universo UPM.

Os acordos com as empresas UPM Pulp, UPM Communication Papers, UPM Specialty Papers, UPM Raflatac e UPM Biofuels agora expiram a meio do prazo, a 21 ou 22 de abril de 2024, dependendo do acordo.

"É lamentável a decisão do Paper Workers’ Union em rescindir as convenções coletivas a meio do período contratual. Esperávamos que os aumentos salariais e as melhorias de produtividade pudessem ter sido discutidos de forma construtiva sem pôr termo aos acordos. O nosso objetivo é encontrar soluções mutuamente benéficas sem criar insegurança desnecessária», afirma Jyrki Hollmén, Vice-Presidente de Mercados de Trabalho da UPM.

As empresas da UPM e o Sindicato têm vindo a negociar nos últimos dois anos do período de contrato. Até agora, as negociações centraram-se nos objetivos das partes. O ambiente mudou significativamente desde que os acordos foram assinados em 2022, contudo a rescisão das convenções coletivas não significa que as negociações tenham terminado.