A Porto Editora, em parceria com a SIC Esperança e a UNICEF, lançou duas campanhas solidárias que associam a venda de livros infantojuvenis a projetos de apoio à educação e ao desenvolvimento de crianças e jovens.
Até 31 de dezembro, por cada livro vendido com um dos selos solidários, 1€ será doado para iniciativas destinadas a ajudar quem mais precisa.
A colaboração entre a Porto Editora e a SIC Esperança, que já arrecadou mais de 450 mil euros ao longo de 13 anos, destina-se a financiar Bolsas de Terapia. Estas bolsas oferecem acesso a terapias ocupacionais, da fala, psicomotricidade, psicologia clínica, entre outras, para crianças e jovens com perturbações de desenvolvimento ou necessidades educativas especiais.
João Baião apadrinha a campanha, que inclui quase 100 títulos disponíveis online, em livrarias e grandes superfícies. Entre os autores selecionados estão Álvaro Magalhães, David Walliams, Isabel Allende, José Saramago, Valter Hugo Mãe e as coleções Canal Panda e Coelho vs. Macaco.
A campanha solidária da Porto Editora com a UNICEF já angariou mais de 110 mil euros para apoiar projetos da ONG na defesa dos direitos das crianças. Este ano, dezenas de títulos foram selecionados, incluindo obras de Elise Gravel, Luísa Ducla Soares, Maria Inês Almeida, Miguel Sousa Tavares e Richard Zimler.
Os livros com selos solidários estão disponíveis até 31 de dezembro, em livrarias, grandes superfícies e plataformas online, com mais de 180 opções para escolha. Além de promoverem a leitura, estas campanhas permitem que os leitores contribuam diretamente para projetos sociais, ajudando crianças e jovens a terem acesso a melhores oportunidades.