A Voith Paper  foi escolhida para realizar a modernização da máquina de papel PM 1 da empresa Matías Gomá Tomás, situada em La Riba, na Catalunha.

A intervenção tem como objetivos principais melhorar a qualidade do papel e aumentar a capacidade de produção em 10%, passando de 100.000 para 110.000 toneladas por ano. O arranque da linha de produção renovada está previsto para o quarto trimestre de 2025.

VoithMatiasGomaTomas

A PM 1 da Matías Gomá Tomás produz cartão com uma largura de 5150 mm. O pacote de modernização fornecido pela Voith inclui a atualização do sistema, uma nova headbox MasterJet 4Tec com tecnologia EdgeMaster, o sistema DuoShake DG250; a atualização dos sistemas de limpeza e crivagem, incluindo o novo estágio InduraClean, crivo IntegraGuard e o misturador estático ComMix.

“Estamos convencidos de que encontramos na Voith um parceiro fiável, que nos apoia com soluções personalizadas na modernização da PM 1 para atingirmos os nossos objetivos de produção”, afirmou Enric Fuster Ventosa, Diretor Geral da Matías Gomá Tomás. “Com esta modernização, conseguiremos melhorar a qualidade dos nossos produtos e aumentar a capacidade de produção para 110.000 toneladas por ano, o que representa um crescimento de 10%.”

“Desenvolvemos um pacote de reconstrução personalizado para a PM 1, com melhorias em vários pontos do processo que aumentam a eficiência, a qualidade do produto final e reduzem os requisitos de manutenção. A nossa equipa técnica continuará a prestar apoio após o arranque para garantir a máxima performance,” acrescentou Philip Schnellinger, Tecnólogo de Processos na Voith Paper.

A nova MasterJet 4Tec, agora a quarta geração, oferece melhorias significativas em quatro áreas chave: formação do papel, amortecimento de pulsações, facilidade de operação e eficiência energética. O novo design industrial contribui também para uma maior limpeza do sistema e melhor operação.

O DuoShake DG250 incorpora funcionalidades avançadas como monitorização de dados em tempo real, análise de tendências e conectividade em nuvem, contribuindo para um controlo mais preciso do processo e maior estabilidade operacional.