O CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica lançou um concurso público, com um valor base de 391 mil euros, para a aquisição de equipamentos de impressão 3D em dois lotes distintos.

A iniciativa será financiada por fundos da União Europeia e visa reforçar a formação técnica em vários polos do centro.

O lote 1, no valor de 115 mil euros, inclui equipamentos de fabricação aditiva por FDM (fused deposition modeling), com capacidade para trabalhar com materiais como PA, TPU, fibras de carbono, vidro e Kevlar. Já o lote 2, no valor de 276 mil euros, contempla tecnologias de fabricação aditiva por SLS (sinterização seletiva a laser) com pó polimérico.

Os equipamentos destinam-se a várias unidades do CENFIM localizadas em Lisboa, Porto, Amarante, Trofa, Valongo, Oliveira de Azeméis, Marinha Grande, Caldas da Rainha, Santarém, Torres Vedras e Grândola.

O prazo para apresentação de propostas decorre até às 23h59 de 28 de julho de 2025, através da plataforma VORTAL. O critério de adjudicação será exclusivamente o preço mais baixo, e o prazo máximo de execução do contrato é de 60 dias.