O Ghent Workgroup (GWG) anunciou hoje a integração do instituto alemão Fogra como novo membro, reforçando o seu ecossistema de colaboração técnica e científica na indústria gráfica.

Fundada em 1951, a Fogra Research Institute for Media Technologies é uma referência internacional no apoio à evolução científica e tecnológica das artes gráficas, promovendo a inovação colaborativa entre empresas, mesmo entre concorrentes.

“O conceito de membros de ligação permite ao GWG trabalhar em estreita colaboração com outras organizações que atuam no desenvolvimento técnico e científico da indústria”, afirma David L. Zwang, presidente do Ghent Workgroup. “É extraordinário que a Fogra desempenhe esse papel há quase 75 anos. É uma honra podermos colaborar mais de perto. As missões de ambas as entidades estão perfeitamente alinhadas, e o nosso foco respetivo em PDF e gestão de cor é altamente complementar. Estamos entusiasmados com esta oportunidade de apoio mútuo.”

Andreas Kraushaar, responsável pelo departamento de pré-impressão da Fogra, sublinha que a adesão é um passo lógico: “Estamos muito satisfeitos por integrar o GWG como membro de ligação. Durante muitos anos, as nossas recomendações de preflight basearam-se nas especificações PDFX-ready. Com o declínio dessa iniciativa, o alinhamento com o GWG representa um passo natural e orientado para o futuro. O GWG oferece especificações robustas, atualizadas e acessíveis em inglês, o que nos ajuda a chegar a uma audiência internacional mais vasta através de normas como a ProcessStandard Digital (PSD). Estamos motivados para contribuir e beneficiar da experiência global e do espírito colaborativo do GWG em prol da qualidade e da normalização na impressão.”

A colaboração irá materializar-se já nos próximos anos, com o GWG a planear uma reunião técnica nas instalações da Fogra em Munique-Aschheim, no início de 2027. Este encontro permitirá uma troca direta de conhecimentos entre especialistas de ambas as organizações e será acompanhado por eventos educativos, uma componente essencial das atividades do GWG.

A Fogra dedica-se à investigação aplicada no domínio das tecnologias de impressão e media, desempenhando um papel central no desenvolvimento de normas internacionais para testes de processo e qualidade. O seu corpo de associados é global e abrange toda a cadeia de produção de media, desde os fabricantes de equipamentos aos produtores de conteúdos impressos e eletrónicos. Além da vertente investigativa, a Fogra oferece serviços especializados de ensaio industrial, consultoria técnica e mediação em litígios relacionados com qualidade.