A Altri integra, pela primeira vez, o ranking das 500 empresas mais sustentáveis do mundo, elaborado pela revista norte-americana TIME em parceria com a Statista, posicionando-se no 409.º lugar, com uma pontuação de 59,72.

No seu setor de atividade, alcança ainda a terceira posição mundial, reforçando o reconhecimento internacional das suas práticas ambientais, sociais e de governação.

O ranking distingue empresas com desempenhos exemplares em sustentabilidade, após uma análise que começa com a avaliação de 5.000 das maiores e mais influentes empresas a nível global, tendo em conta volume de negócios, capitalização bolsista e notoriedade. O processo inclui mais de 20 indicadores-chave, cobrindo desde a intensidade de emissões e energia renovável, até à diversidade de género em cargos de liderança e a qualidade dos relatórios de sustentabilidade.

“É com muita satisfação que vemos a integração da Altri entre as empresas mais sustentáveis do mundo, naquele que é o ranking dos rankings, por levar em linha de conta as diversas avaliações independentes na ótica da sustentabilidade”, afirmou José Soares de Pina, CEO da Altri. “A Altri tem um propósito firme de contribuir ativamente para a construção de um mundo mais renovável e tem no seu Compromisso 2030 um conjunto exigente de objetivos que tem vindo a concretizar.”

Avaliação e critérios de exclusão

O ranking exclui automaticamente empresas de setores considerados não sustentáveis, como os combustíveis fósseis ou atividades associadas à desflorestação. Também são desqualificadas organizações listadas em relatórios críticos, como o Forest 500 Report, o Carbon Majors ou os PERI Top 100 Polluter Indexes.

Para além dos compromissos públicos e classificações de entidades reconhecidas — como o CDP, o Pacto Global da ONU, a iniciativa Science Based Targets, o MSCI ESG ou o S&P Global Sustainability Yearbook — o ranking avalia também a qualidade dos relatórios ESG, a sua verificação externa e a conformidade com normas como as IFRS/ISSB.

Outras empresas portuguesas no ranking

Juntamente com a Altri, integram também o ranking global de 2025 outras empresas portuguesas de referência: Grupo EDP, Grupo Jerónimo Martins, Grupo Sonae, NOS e REN.