A Lecta reforçou o seu compromisso com a transição para uma economia de baixas emissões, ao ver as suas metas absolutas de redução de gases com efeito de estufa (GEE) para 2030 validadas pela Science Based Targets initiative (SBTi), entidade internacional que apoia organizações a definirem objetivos alinhados com a ciência climática.

A validação, obtida no final de 2024, confirma que os objetivos definidos pela empresa estão em conformidade com os requisitos globais para limitar o aquecimento do planeta a 1,5 ºC.

Com base no ano de referência de 2021, a Lecta compromete-se a reduzir em 53% as emissões dos âmbitos 1 e 2 (emissões diretas e de energia adquirida) e em 25% as do âmbito 3, relacionadas com a sua cadeia de valor.

A estratégia decorre de uma análise detalhada da pegada de carbono da empresa e assenta num plano de investimento para alcançar ganhos em descarbonização e eficiência energética. Segundo a Lecta, estas medidas visam não apenas cumprir metas ambientais, mas também contribuir para a mitigação das alterações climáticas a nível global.