A Secretaria-Geral do Governo (SGG) abriu um concurso público para a contratação de serviços de cópia e impressão em regime de outsourcing, com um valor base de 535 mil euros e um prazo de execução de 36 meses.

O contrato tem como objetivo assegurar a gestão centralizada dos serviços de reprografia e impressão da SGG, abrangendo o fornecimento, manutenção e gestão de equipamentos em modelo de externalização. As propostas devem ser submetidas até 5 de novembro de 2025, às 23h59, através da plataforma eletrónica ACIN Gov (www.acingov.pt).

De acordo com o caderno de encargos, o processo de adjudicação valoriza sobretudo o preço total (70%), seguido do preço por página a preto e branco (15%) e preço por página a cores (15%).

O contrato inclui requisitos ambientais obrigatórios, alinhados com a política de compra pública ecológica da União Europeia. Os equipamentos deverão possuir certificações como Blue Angel, Nordic Swan, EPEAT ou Rótulo Ecológico da UE, permitir o uso de papel reciclado e de gramagem reduzida, e dispor de funções de impressão frente e verso e gestão remota de consumos. O adjudicatário ficará ainda responsável pela recolha e tratamento de consumíveis usados, promovendo a reutilização e reciclagem.

O Ministro da Presidência será a entidade competente para apreciar eventuais recursos administrativos.