A Kongsberg Precision Cutting Systems (PCS) apresentou o Smart Material Handler (SMH), uma solução modular e semiautomática de manuseamento de materiais destinada a aplicações de corte digital em sinalética, expositores, embalagens e cartão canelado.
O sistema permite que o operador carregue novas folhas enquanto o equipamento conclui o processamento da anterior, funcionando como uma zona de buffer e reduzindo em 50% a necessidade de mão de obra.
O SMH é composto por duas mesas complementares, uma de carregamento, que pode integrar uma câmara inferior (USC) para deteção automática de marcas de registo e posicionamento preciso, e uma de descarga, inclinada a 12 graus e equipada com travões para garantir a estabilidade do material acabado. Juntas, as extensões automatizam parte do fluxo de produção, tornando o carregamento e descarregamento mais rápidos e seguros.
A mesa de carregamento foi projetada para substratos rígidos, mas pode ser substituída rapidamente por um alimentador de rolos, adaptando-se a diferentes materiais e permitindo mudanças de formato mais ágeis. O sistema pode ainda operar em orientação horizontal ou vertical, conforme as necessidades de produção.
"Resolver os desafios dos nossos clientes é fundamental para a nossa proposta, por isso estamos continuamente a explorar formas de melhorar a produtividade dos nossos clientes e reduzir a intervenção manual, permitindo que os operadores se concentrem em tarefas de maior valor. Ao expandir nosso portfólio de automação com o Smart Material Handler, estamos reduzindo a necessidade do operador em 50%, ao mesmo tempo em que permitimos que nossos clientes aumentem a produtividade e alcancem uma produção geral mais suave durante todo o processo de corte", afirmou Stuart Fox, Presidente e CEO da Kongsberg PCS.
O Smart Material Handler está disponível como módulo adicional para todas as mesas das séries Kongsberg C e Ultimate, podendo também ser instalado em equipamentos já existentes, oferecendo uma solução escalável e retrocompatível para melhorar a eficiência na produção digital.