Chega hoje o primeiro número de um novo semanário, a ser editado às sextas-feiras, propriedade da Lapanews, Edições e Comunicações. Sob a direção de Octávio Lousada Oliveira e Diogo Agostinho vão trabalhar 25 jornalistas e um grupo de cronistas residentes.

“O NOVO terá uma periodicidade semanal em papel, com distribuição nacional e uma edição on-line em www.onovo.pt. O site irá para o ar durante a manhã de dia 16.  Também amanhã, às 23h00, acontecerá o lançamento do primeiro número que decorrerá na rede social Clubhouse e que contará com a presença dos dois diretores, bem como de alguns jornalistas e cronistas do jornal”, refere a editora em comunicado.

O jornal NOVO conta com quatro grandes secções: Nação, dedicada à atualidade política nacional; Valor, dedicada à economia, empresas e mercados; Global, dedica ao internacional e Vida, sobre as temáticas de ambiente, cultura, desporto e tecnologia.

“Marcadamente de centro-direita pretende afirmar-se como um hino à democracia e à liberdade. Pretende acompanhar, através de todos os formatos que tem ao seu dispor, os mais relevantes fenómenos e acontecimentos nacionais e internacionais”, sublinha a Lapanews.

A primeira edição, com 40 mil exemplares, estará disponível em Portugal continental e ilhas.

O primeiro número

Nesta edição, com 64 páginas, é abordada a primeira grande sondagem autárquica para o concelho de Lisboa e os detalhes da conversa secreta entre o Presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, e António Costa. Ficarão ainda a conhecer o relatório secreto do Banco de Portugal sobre o Banco Espírito Santo, bem como os detalhes da decisão de Ivo Rosa que podem limpar o que resta da acusação a José Sócrates. Terão também acesso a uma entrevista ao futebolista internacional Pepe.

Os cronistas


Na versão impressa, o corpo de colunistas residentes é composto pelo ex-Ministro da Saúde do PS Adalberto Campos Fernandes, a Deputada Municipal de Lisboa do PPM Aline Beuvink, o dirigente do PSD Carlos Reis, o presidente do CDS/PP Francisco Rodrigues dos Santos, a dirigente da Iniciativa Liberal Maria Castelo Branco, o deputado do PSD Pedro Rodrigues, o professor universitário Rui Teixeira Santos e o líder parlamentar do CDS/PP Telmo Correia.

Na secção Internacional, os cronistas residentes serão o consultor político João Maria Jonet, a consultora na área das relações internacionais Teresa Nogueira Pinto e Vasco Rato, professor universitário e ex-presidente da FLAD. Na Economia estarão os professores universitários Afonso Eça e João Marques Gomes. Na Sociedade, a opinião fica a cargo da psicóloga Ana Conduto, a Cultura conta com o diretor da Time Out Duarte Vicente e no Desporto com Gonçalo Almeida, ex-jurista da FIFA.

O complemento digital

O NOVO apresenta também um leque de cronistas no espaço digital com nomes como o da advogada de Madonna, ex-dirigente do Aliança e agora número dois da Iniciativa Liberal à Câmara Municipal de Lisboa, Ana Pedrosa Augusto, o consultor de comunicação e ex-jornalista João Villalobos, o deputado e presidente da federação de Viseu do PS, José Rui Cruz, o deputado do PS e Presidente da Comissão Parlamentar de Acompanhamento à resposta da COVID-19 e à Recuperação Económica e Social, Luís Moreira Testa, o presidente da ONGD Fórum Energia e Clima, Ricardo Campos, e a deputada do PSD, Rubina Bernardo. A presença nas redes sociais será realizada no Facebook, Instagram e Twitter.

O regresso da Olá!

O semanário reaviva a revista de sociedade “Olá!”, anteriormente publicada com o jornal extinto “Semanário”.  Com 40 páginas e a cantora Carminho na capa, a revista conta com diversos colunistas, onde figuram nomes como o arquitecto e designer de interiores Dino Gonçalves, o consultor de comunicação e publicitário João Gomes de Almeida, o publicitário Manuel Soares de Oliveira, a influencer Raquel Costa, e a médica veterinária Sofia Coelho.