Portugal voltou a marcar presença no palmarés dos Epica Awards 2025, com dois projetos nacionais distinguidos na edição deste ano do concurso internacional de criatividade avaliado por um júri exclusivamente composto por jornalistas.

A Dentsu Creative Iberia arrecadou um Ouro na categoria Media, enquanto a agência Coming Soon Lisboa conquistou um Bronze em Copywriting & Storytelling.

O prémio de Ouro foi atribuído à campanha “History Outnumbered”, desenvolvida pela Dentsu Creative Iberia para o History Channel, na área de Media. Já a Coming Soon Lisboa foi distinguida com um Bronze pelo trabalho “Thank you”, criado para a Betclic, na categoria de Copywriting & Storytelling, em formato televisivo.

Os resultados globais dos Epica Awards 2025 foram anunciados a 16 de dezembro, em Paris, num ano marcado por um elevado nível criativo e pela atribuição de dois Grand Prix em categorias distintas. O concurso distinguiu trabalhos nas áreas de Film, Responsibility, Innovation, PR, Digital e Print, bem como as redes e agências do ano.

Entre os principais destaques internacionais estiveram os dois Grand Prix em Film, atribuídos a “No Project Without Drama”, da HeimatTBWA\ Berlin para a Hornbach, e a “We Need to Talk About Eli”, da agência norueguesa Morgenstern para a Maxbo. Na categoria Responsibility, o júri voltou a optar por dois vencedores: “AXA – 3 Words”, da Publicis Conseil para a AXA, e “Miniatur Warmland”, da Grabarz & Partner para a Deutsche Telekom.

O Grand Prix de Innovation marcou ainda um momento histórico para a Coreia do Sul, com a distinção de “Night Fishing”, da INNOCEAN, filmado integralmente com as câmaras de um automóvel Hyundai IONIQ. Já os prémios máximos em PR, Digital e Print foram atribuídos, respetivamente, a McCann Paris para a L’Oréal Paris, à INNOCEAN para a marca Billy Boy e à agência TRY, da Noruega, para a campanha “IKEA – Made For Life”.

A Publicis foi eleita Network of the Year, enquanto a TRY arrecadou os títulos de Agency of the Year e Independent Agency of the Year. O júri decidiu ainda não atribuir Grand Prix nas categorias de Design e Media, considerando que os trabalhos finalistas apresentavam mérito equivalente.

O debate final do júri decorreu em Paris e foi presidido por Claire Bridges, fundadora da consultora Now Go Create. Segundo a presidente do júri, “grande parte dos trabalhos distinguidos utilizou a criatividade como uma ferramenta para resolver problemas e proteger pessoas”, destacando-se, em paralelo, a valorização do storytelling e do trabalho de execução criativa.

Os Epica Awards contaram este ano com participações de dezenas de países, com o Canadá a liderar o ranking global de prémios, seguido da Alemanha e da França. Portugal esteve representado não só a concurso, mas também no júri internacional, através de vários jornalistas, incluindo Alice Machado, diretora da revista doPAPEL.