Viewwork

Há uma comunidade online que trabalha para dar visibilidade à criatividade nacional. A Viework foi desenvolvida por Gonçalo Nuno, designer gráfico e digital, que quis contribuir para a dinamização da indústria.

Para quem não conhece, como define o projeto Viework?

A Viework ė uma comunidade artística nacional e uma montra onde podem encontrar todo o tipo de projetos iniciativas, notícias, entrevistas e  reviews, nas áreas do design gráfico ou digital, ilustração, motion graphic, vídeo 3D, banda desenhada, musica, fotografia, publicidade, todas as que se relacionam com estas.

Quem iniciou o projeto e como surgiu a ideia?

Sou designer gráfico e digital há 16 anos e, neste período, surgiram algumas plataformas internacionais onde podíamos consultar projetos de todo o mundo, mas nada que mostrasse num só lugar o que em Portugal se fazia, criava ou desenvolvia.

Os únicos canais eram os meios que ainda existem e que acabavam por dar alguma visibilidade na área da publicidade, mas quase sempre às grandes agências e nunca às pequenas e médias agências estúdios, coletivos, freelancers e outros criativos de várias áreas, como design digital, motion graphic, 3D, banda desenhada, street art... ou até mesmo a eventos e exposições que acabavam por não ter um lugar onde publicitar de forma a chegar a mais público.

No fundo foi para haver um sítio que aglomere e que seja fácil de consultar, interagir e aceder em qualquer lugar. Nada melhor do que nas redes sociais, porque acabam por facilitar toda esta ideia.

Publicações no Instagram da Viewwork

Assim, senti que deveria criar esse espaço que pudesse ajudar todos e onde toda a comunidade artística tivesse oportunidade de ver trabalhos de todos e de variados campos e áreas artísticas, para ler entrevistas e  ver as tendências mundiais de livros e revistas. Para isso temos sponsors de Portugal, Europa, Estados Unidos e China, bem como marcas que estão ligadas aos temas que falamos.

Fazemos parcerias com entidades que gostam do nosso projeto e que se identifiquem também com toda esta comunidade artística. Podemos falar da parceria que temos com o Clube Criativos de Portugal e que acreditamos que nos vai ajudar a juntar mais gente e que a Viework possa também ajudar o grande clube de criativos nacional.

Queremos dar visibilidade e mostrar ao mundo que em Portugal se faz bem, que somos um país com um potencial incrível e estamos, aos poucos, a conseguir ser uma referência no mundo criativo.

Tem quanto tempo?

A Viework vai fazer três anos de existência e vai continuar porque quero fazer crescer o projeto. O intuito ė chegar a todos e isso só se consegue com tempo e apoio de todos. 

Facebook Viewwork

De que forma pode a comunidade criativa participar?

Ė muito simples. Há dois pontos de contacto: via email, onde nos podem enviar todo o tipo de comunicação ou projetos que queiram ver destacados dentro das áreas. Basta acederem às nossas paginas ( wwww.facebook.com/viework ou www.instagram.com/vieworkpt) e têm lá os endereços. Ou podem enviar mensagens nestas redes sociais.

A outra forma ė: nos trabalhos que publicam basta colocar #viework / #vieworkpt ou @viework @vieworkpt e podemos assim destacar os projetos ou iniciativas. Tudo muito fácil e intuitivo.

Quais os vossos planos / objetivos a médio e longo prazo?

É chegar a muito mais gente dentro da comunidade nacional, ter mais visibilidade nacional e até internacional podendo assim levar nomes, trabalhos, projetos, iniciativas dos criativos nacionais para todo o mundo, e lá fora saberem que em Portugal existe um canal que podem consultar e onde podem encontrar o que melhor se faz, por cá ou por portugueses que estão espalhados no mundo inteiro. Queremos ser um ponto de contacto e um canal onde a arte está apenas a um click de distância.