fbpx

John O'Grady, Vice-Presidente Sénior da Kodak, fala sobre as novidades no portefólio das chapas sem processamento e o impacto que podem ter na produção gráfica.

KODAK SONORA X

Que tendências atuais no mercado da impressão estão a alimentar a adoção de chapas sem processamento?
Existem várias tendências que alimentam a crescente popularidade das chapas sem processamentos – o interesse crescente em proteger o ambiente, a pressão constante na indústria para reduzir custos, e o desejo de fluxos de trabalho mais eficientes e processos de pré-impressão mais rápidos. Os clientes estão, cada vez mais, à procura de soluções que exijam o mínimo de manutenção, suporte e visitas ao local por especialistas.

Na sua experiência, quais são as razões pelas quais as gráficas estão a mudar para essas chapas?
As tendências que mencionei desempenham, obviamente, um papel importante neste domínio. A redução do impacto ambiental tornou-se um fator muito mais importante nos últimos anos. No entanto, as gráficas também precisam de justificar a mudança para uma solução mais verde em termos de poupança de custos, e a decisão torna-se fácil quando veem que as chapas SONORA também poupam dinheiro, reduzindo o desperdício e o tempo, tanto na pré-impressão como na impressão. A isto somam-se benefícios secundários como o espaço considerável que podem poupar.  

Cada vez mais gráficas são persuadidas a migrar para essas chapas através de uma grande poupança potencial que algumas delas inicialmente ignoram: graças à reduzida variabilidade que resulta da eliminação do processamento tradicional das chapas, são possíveis enormes poupanças de custos porque há menos desperdício e menos tempo de pressão para refazer chapas.

Kodak John O GradyJohn O'GradyAcha que a sustentabilidade é importante para a gráfica?
A sustentabilidade é um fator cada vez mais importante para os fornecedores de impressão, devido aos padrões ambientais cada vez mais rigorosos que a indústria tem de cumprir. A sustentabilidade também está no topo da lista de prioridades para os clientes e consumidores das gráficas. As perspetivas de sucesso são melhores para as empresas que optam por processos sustentáveis e imprimem com chapas sem processamentos.   

As chapas SONORA ajudam as impressoras a poupar uma enorme quantidade de água, energia e produtos químicos e a reduzir os seus custos de eliminação de químicos. Como ouvimos de muitos dos nossos clientes, as gráficas podem melhorar significativamente o seu desempenho ambiental, fazendo a transição para as nossas chapas sem processamento.

 

Quais são as poupanças potenciais na sala de impressão?

As poupanças da sala de impressão são alcançáveis porque as chapas SONORA eliminam defeitos e variabilidades associadas ao processamento. Isto traduz-se em menor tempo de preparação e menos resíduos de papel devido a defeitos de processamento de chapas. A poupança excederá por um fator de 2 a 9 dependendo do tamanho da gráfica.

Quais as capacidades e benefícios do produto que distinguem a Kodak de outros fornecedores de chapas sem processamentos?
A Kodak introduziu a primeira chapa sem processamento em 2005 e continua a liderar esta tecnologia. Nenhum outro fabricante de chapas pode fazer uma chapa com as características de desempenho necessárias para satisfazer as necessidades gerais de uma percentagem tão grande do mercado da impressão offset. A SONORA é a única chapa que entrega sem compromisso, enquanto melhora a estabilidade e a utilização da pressão. Todas as chapas de outros fabricantes comprometem-se em múltiplas funcionalidades de desempenho, o que impede a gráfica de realizar a poupança total de custos alcançável com as chapas SONORA. Isto é suportado por mais de 4000 gráficas que mudaram para SONORA e não voltarão a qualquer outra chapa.

Anunciaram recentemente a SONORA XTRA. Que grandes melhorias oferece?
A nova chapa Kodak SONORA XTRA traz três atualizações chave. O contraste após a imagem é significativamente maior, o que significa que é mais fácil usar e oferece uma maior legibilidade na máquina. Também melhorámos a robustez do manuseamento numa grande variedade de condições, incluindo equipamentos de manuseamento de chapas altamente automatizados, o que foi um pedido dos clientes. E, finalmente, a SONORA XTRA fornece imagens ainda mais rápidas, o que é vital para a produção de chapas de maior velocidade.

Como é que a Kodak ajuda os clientes a completar a migração para chapas sem processamento?
Antes de migrarem para as chapas SONORA, apoiamos com consultoria de aplicações detalhadas e um cálculo específico das poupanças que podem esperar após a atualização. Além disso, os nossos especialistas estão disponíveis para prestar assistência quando as novas chapas são introduzidas. O esforço de adaptação é mínimo, mas a aplicação, a estabilidade e os benefícios de custos são substanciais.

De acordo com um recente comunicado da Kodak, a SONORA XTRA irá permitir que até 90% das gráficas façam a mudança. Que impacto terá isto no portfólio de chapas offset da Kodak?
Cada um dos nossos clientes é importante para nós e continuaremos a fornecer um portfólio de chapas equilibrado para atender às suas necessidades. Além disso, para os nossos clientes que usam chapas convencionais, vamos ajudá-los a compreender os benefícios da outra solução para que possam perceber o custo e as poupanças ambientais para si mesmos!

A Kodak desenvolve, fabrica, vende e presta serviços. Que vantagens tem esta experiência para os clientes?
Em primeiro lugar, os nossos clientes obtêm uma solução completa de uma fonte, e toda a responsabilidade é da Kodak. Em segundo lugar, os clientes da Kodak podem ter a certeza de que os vários componentes da solução – como as chapas e o CtP – são compatíveis, de modo a que a máxima fiabilidade e desempenho sejam garantidos no uso diário. E os nossos mais recentes anúncios de produtos são a prova de que não nos limitamos a descansar sobre os nossos louros, mas procuramos alcançar mais avanços através da I&D em curso, em muitas áreas da tecnologia. Para dar apenas um exemplo, a nova placa SONORA XTRA faz um complemento perfeito ao novo T-Speed KODAK MAGNUS Q800 Platesetter, que com uma capacidade de até 80 chapas por hora é o sistema mais rápido do mundo para chapas sem processamento.

Estão empenhados em alcançar 100% de compatibilidade com chapas sem processamento?
Sim, e pretendemos manter a nossa liderança tecnológica nesta importante área, proporcionando melhorias substanciais no mercado em benefício de todos os nossos clientes atuais e futuros.