A SISTRADE reuniu a indústria no Sheraton Porto Hotel & SPA, para um evento dedicado ao tema “Sustentabilidade Industrial – Indústria 4.0”. Foram apresentados diversos casos em que as soluções da empresa fizeram a diferença, em mercados tão variados como o gráfico, o de produção de equipamentos de proteção individual ou até de produção de pedaleiras de bicicletas.

Sistrade Francisco LeirasFrancisco Leiras

“Tendo em consideração a atual necessidade de abastecimento energético, a volatilidade mundial dos mercados não só energéticos, como de matérias-primas e componentes, a SISTRADE tem como objetivo global promover a eficiência e sustentabilidade industrial. Apoiando-se na conectividade dos sistemas e equipamentos, cada vez mais uma realidade a nível nacional, é imprescindível garantir a capacidade de tirar o máximo partido dos recursos, garantindo uma maior eficiência industrial”, refere a SISTRADE em comunicado.

 Na abertura do evento, Natacha Santos, International Business Developer da Sistrade, comentou: “Queremos contribuir sempre com preciosas ajudas para trazer mais-valias aos nossos clientes”. Francisco Leiras, Diretor Adjunto e Chefe da Unidade de Soluções para a Indústria, ao falar sobre o caminho para a sustentabilidade, disse: “Precisamos ter um software adequado e uma equipa adequada, quer do lado do cliente quer do lado do fornecedor”.

Lopes de Castro, Presidente da APIGRAF – Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas e Transformadoras de Papel, relembrou que o tema da sustentabilidade é tardio em 2022 e, exatamente por isso, congratulou a SISTRADE por insistir no que é importante. “Quando falamos de alterações climáticas temos de falar de exemplos concretos, porque nas estruturas políticas ainda existem pessoas que questionam o tema da sustentabilidade. Aliás, a sustentabilidade só vai ser uma realidade quando chegar ao núcleo familiar e às ações de cada indivíduo”, sublinhou Lopes de Castro, insistindo que as empresas devem cuidar do tema na sua cultura interna e externa.

Sistrade Lopes de CastroLopes de Castro

Com isto a SISTRADE promoveu no dia 14 de outubro, no Sheraton Porto Hotel & SPA, um evento com o tema “Sustentabilidade Industrial – Indústria 4.0” onde foram apresentados vários casos de parceiros onde as implementações destes métodos se tornaram em casos de sucesso, assim como a perspetiva da inovação e próximos passos no caminho de uma indústria mais capaz.

Duarte Rebelo de SousaDuarte Rebelo de Sousa

Filipe Sousa, Diretor Grupo de Conectividade da Fraunhofer AICOS, abordou o conceito do Operador 4.0, mais produtivo através da garantia do bem-estar mental e da ergonomia no local de trabalho, com recurso a dispositivos wearables que permitem a recolha e análise de dados. Pedro Rocha, Diretor Executivo da PRODUTECH, relembrou que são as empresas tecnológicas que irão dotar as outras das capacidades para a transformação digital. Isaac Ferreira, Investigador e Adjunto do Chefe da Unidade de Soluções para a Indústria na SISTRADE, apresentou as novas ferramentas da empresa para a análise e o controlo da eficiência energética nas empresas.

Audiencia

O evento contou ainda com a participação de Duarte Rebelo de Sousa, Administrador e Diretor Industrial na Olegário Packaging and Labels, de Luis Cardoso, Computer System Manager na Miranda & Irmão, Paulo Rego, diretor de fábrica da RACLAC e Bartosz Mazurkiewicz, Vice-presidente na gráfica polaca Opolgraf. 

Sistrade lobby

Duarte Rebelo de Sousa afirmou: "A SISTRADE é o nosso parceiro de software, automatização de equipamentos e de sistemas, graças à comunicação de todos os módulos entre si". Isso permitiu que a Olegário Packaging & Labels tenha aumentado a produtividade e consiga acompanhar a produção em tempo real, além de ter apostado na robotização e na digitalização do chão-de-fábrica. 

 Paulo Souto Sistrade

A SISTRADE é uma empresa internacional especializada no desenvolvimento de software e na prestação de serviços de consultoria, com escritórios e contactos em diversos países.