Graeme Richardson-Locke, Head of Associations and Technical Lead da FESPA, fala sobre a importância de participar no FESPA Print Census e que benefícios as empresas de impressão de grande formato poderão obter.

Graeme Richardson LockeGraeme Richardson-Locke

O que é o FESPA Print Census?

O Print Census é um inquérito internacional organizado pela FESPA. O seu objetivo é atualizar a nossa compreensão das tendências, reconhecer desafios e explorar oportunidades dentro das indústrias globais de impressão, sinalização e têxteis, com base no feedback direto de gráficas de todo o mundo.

O Print Census é um pilar do programa de reinvestimento Profit for Purpose da FESPA. As descobertas ajudam-nos a apoiar a comunidade FESPA, fornecendo informações que possam informar as suas decisões comerciais.

O Print Census deste ano foi lançado na FESPA Global Print Expo 2022 em Berlim e, em conjunto com as nossas associações internacionais, vamos reunir respostas até ao início de 2023. A partir daí, o nosso parceiro de pesquisa especializado Keypoint Intelligence analisará as respostas e produzirá um relatório das conclusões.

Uma primeira síntese dos resultados será partilhada com os visitantes da FESPA Global Print Expo 2023 (23 a 26 de maio de 2023, Messe Munique, Alemanha) com um resumo executivo completo a ser publicado pouco depois. O relatório completo só será disponibilizado aos membros de uma Associação FESPA ou da FESPA Direct.

 

Que áreas explora a pesquisa?

Esta é a terceira iteração do Print Census, a última que foi publicada em 2018.   Agora, estamos a tentar aprofundar as seis áreas centrais identificadas no último relatório. Estes incluíam otimismo dentro do mercado; como as exigências dos clientes estão a evoluir e o impacto que isso tem nos seus comportamentos de compra; a crescente mistura de produtos de grande formato; a importância da tecnologia digital e das decisões de investimento que os fornecedores de impressão estão a tomar; o aumento da impressão têxtil; e a influência das pressões ambientais.

Ao expandirmos estas tendências, pretendemos identificar como as tendências a longo prazo estão a progredir, no contexto comercial e económico mais amplo. Procuraremos também identificar novos condutores com impacto na indústria, como as tendências de equipamentos, software e fluxo de trabalho, automação, desafios da cadeia de fornecimento e como os preços e margens estão a mudar.

Por último, dadas as questões que afetam as empresas nos últimos anos, procuramos uma imagem completa do impacto da pandemia global COVID-19 nas empresas de impressão e sinalização.

Que resultados espera ver?

É sempre difícil fazer previsões exatas do que vamos ver porque o mercado é tão fluído. É o valor dos Censos! O panorama em 2018 foi positivo e, apesar dos desafios dos últimos anos, esperamos que o clima geral ainda seja animador.

É razoável esperar que o otimismo tenha diminuído como resultado da pandemia, mas as nossas conversas de rotina com as empresas mostram que estão focadas em avançar, à prova de futuro do seu negócio, aproveitando novas oportunidades para diversificar, agilizar os seus processos e impulsionar o crescimento.

Penso que uma grande tendência que veremos está em torno da diversificação do mercado e das aplicações, uma vez que muitas empresas de impressão e sinalização tiveram de olhar para diferentes fluxos de receitas nos últimos anos devido à desaceleração dos negócios devido à pandemia.

Em 2018, quase todos os inquiridos relataram que a procura dos clientes por prazos mais curtos e as expectativas de entrega 'Just in Time' foram aumentando ou estão estáveis. Estas exigências dos consumidores permanecem, mas também esperamos que as empresas se tenham adaptado, uma vez que não são novos desafios.

Face a estas tendências, é claro ver por que razão a tecnologia de digital de grande formato – otimizada como é para prazos curtos e flexíveis – tem sido tão determinante no crescimento do negócio ao longo da última década. E nos últimos anos temos visto tantas inovações na tecnologia e software que ajudaram os fornecedores de impressão a simplificar a produção do início ao fim. Estamos ansiosos para ouvir sobre o impacto que tiveram nas empresas.

Um dos outros temas fortes que esperamos ver é a crescente importância da sustentabilidade. Em 2018, 76% dos inquiridos afirmaram estar a ser influenciados pela sustentabilidade. Esperamos que isto tenha aumentado, uma vez que chegamos a um ponto em que a demonstração de credenciais ambientais tornou-se agora crítica para a maioria dos negócios.

Como é que os resultados do Print Census vão beneficiar a indústria?

Fundamentalmente, o nosso propósito na FESPA é fornecer educação e inspiração às nossas comunidades para ajudá-las a crescer e prosperar. Ao obtermos uma imagem clara e atualizada da realidade comercial e uma compreensão mais profunda de como o mercado está a diversificar, podemos desenvolver os nossos eventos e produtos de informação FESPA para garantir que, em conjunto com as nossas associações locais, estamos a permitir que os nossos membros tenham sucesso.

As conclusões do FESPA Census ajudar-nos-ão então a desenvolver novos produtos e a evoluir os existentes. Por exemplo, depois do inquérito de 2018, desenvolvemos a funcionalidade Print Make Wear para refletir a tendência da impressão têxtil e, na FESPA 2019, o Trend Theatre centrou-se em torno dos principais tópicos destacados no inquérito. Também lançámos recentemente o Sustainability Spotlight na FESPA Global Print Expo 2022 e vamos continuar a evoluir em linha com o foco identificado na sustentabilidade.

As questões mais predominantes destacadas pelo Census ajudar-nos-ão a garantir que os artigos que partilhamos sobre a FESPA.com e a nossa plataforma Club Fespa estão a fornecer orientação e inspiração relevantes em áreas onde o nosso apoio é necessário.

Acima de tudo, os resultados do Census ajudam a comunidade de decisores empresariais a comparar-se com empresas semelhantes a nível global e a fazer escolhas informadas para o seu futuro.

Porque devem participar no Census?

Primeiro, é fácil e não demora muito! Este ano, o inquérito pode ser concluído em 24 línguas, incluindo português, francês, alemão, italiano e espanhol, e pode ser preenchido online ou presencialmente num evento FESPA.

Todos os inquiridos receberão uma cópia do resumo executivo antes de ser publicado para a comunidade em geral. Além disso, serão inscritos num sorteio de prémios para ganhar uma entrada gratuita na FESPA Global Print Expo 2023, em Munique, com duas noites de alojamento incluídas.

O valor único do FESPA Print Census é que reflete a realidade 'no terreno' e permite que as empresas tenham a sua palavra no futuro da indústria. Por isso, adoraríamos que gráficas tivessem tempo para responder às perguntas e partilhar as suas experiências.

A prestação de serviços relevantes e conteúdos educativos é mais vital agora do que nunca. Com um contributo valorizado da nossa comunidade, podemos desenvolver uma visão clara da indústria e ajudar a imprimir e a inscrever empresas para recuperar e crescer. Estamos ansiosos para ver os resultados completos em 2023!

Pode preencher o inquérito online aqui: www.fespa.com/census/survey.