fbpx

A Sun Chemical anunciou um aumento de preço nas tintas e vernizes, no mercado europeu, com efeito a partir de 1 de abril.

A situação atual está a causar uma pressão considerável sobre a cadeia de abastecimento de álcool – em particular, o etanol. Com a oferta já limitada no segundo semestre de 2019 devido a uma má colheita de matérias-primas, aumentando a procura de etanol, o coronavírus (COVID-19) tem causado um aumento da procura de produtos farmacêuticos e sanitários, com os governos a considerarem constrangimentos na atribuição. Embora a disponibilidade esteja a diminuir globalmente, os preços estão a aumentar rapidamente.

Sun Chemical tintas

"A pressão sobre a cadeia de fornecimento de álcool está a causar um aumento abrupto dos custos das matérias-primas e, infelizmente, obriga-nos a aumentar os preços aos clientes", explica Nicolas Bétin, Diretor de Estratégia de Produto na EMEA. "Continuaremos a trabalhar com os nossos parceiros da cadeia de fornecimento para gerir e minimizar o impacto para os nossos clientes."

A fim de assegurar os seus fornecimentos para os próximos meses, a Sun Chemical aceitou preços mais elevados para cumprir com as necessidades atuais do mercado. “Existe sempre o risco de os governos poderem apreender os produtos por razões de emergência sanitária – uma situação que está fora do controlo da Sun Chemical”, refere a empresa em comunicado.

A partir de 1 de abril de 2020, será aplicada uma sobretaxa aos preços da tinta e do verniz, que podem variar consoante os tipos de produtos. A Sun Chemical comunicará aumentos específicos diretamente aos clientes. As sobretaxas vão ser implementadas até que a situação normalize.