fbpx

A Siegwerk assinou um acordo de distribuição e parceria com a Varcotec para distribuir o verniz Lock 3 na região EMEA, um verniz de dispersão antimicrobiano, para diversos tipos de aplicações.

O verniz à base de água Lock 3 permite uma desinfeção permanente e independente das superfícies impressas sob iluminação ambiente ou em plena luz do dia. O Lock 3 contém uma substância patenteada, tirando partido do princípio da fotodinâmica: o fotocatialismo é ativado por luz visível e transfere a energia absorvendo assim o oxigénio circundante. Este processo cria o chamado oxigénio singlet, matando eficientemente os germes e oxidando as suas carapaças.

Lock3 Varcotec

Há mais de 20 anos que o oxigénio singlet tem sido usado na medicina para o tratamento de tumores e doenças degenerativas. O uso antimicrobiano de oxigénio foi confirmado durante este período de tempo.  Nenhuma resistência se desenvolve contra o oxigénio, em contraste com o que é geralmente observado com antibióticos e biocidas convencionais. O oxigénio ativo é gasoso: Pode facilmente alcançar e matar microrganismos em superfícies secas e húmidas. Com uma autonomia de cerca de 1 mm, chega suficientemente longe para destruir microrganismos superficiais, mas permanece limitado da libertação arbitrária para o ambiente.

O Lock 3 pode ser aplicado em papel e cartão através de todas as máquinas de impressão e equipamentos geralmente utilizados.

O efeito fotodinâmico é temporariamente suspenso na escuridão, mas reativado imediatamente após a exposição renovada à luz. Este verniz permanece eficaz por até três anos. Em contrapartida, outras tecnologias comparáveis, tais como revestimentos contendo prata e cobre, exigem a presença de humidade ou mesmo radiação UV para obter uma eficácia suficiente para a desinfeção. Os vernizes de dispersão do Lock 3 estão isentos de metais pesados, são inodoros e sem impacto no processo de reciclagem dos respetivos produtos ou embalagens.

Este verniz foi desenvolvido em cooperação com uma empresa spin-off afiliada à Universidade de Regensburg, Alemanha. A eficácia antimicrobiana deste produto já foi confirmada por várias instituições independentes.