A papeleira Lessebo Paper reportou um interesse crescente dos clientes em papel mais amigo do ambiente. A empresa é uma das mais antigas fabricantes de papel na Suécia e produz gramagens gráficas premium. Apesar de um ligeiro declínio no mercado do papel devido à pandemia COVID-19, as máquinas têm funcionado em plena capacidade há vários meses, o que a administração liga à sua estratégia de sustentabilidade.

Ebba Ingvarsson, Lessebo PaperEbba Ingvarsson, Lessebo Paper

"A pandemia fez-nos compreender ainda mais as complexas ligações entre o meio ambiente, os nossos sistemas sociais e a nossa saúde. Isto é algo que os nossos clientes também reconhecem e usam", descreve Ebba Ingvarsson, Gestora de Comunicação da Lessebo Paper. Os clientes da empresa, entre outros, são gráficos, conversores, designers e editores de livros, bem como a indústria do papel e de cartão.

Ingvarsson explica: "A sustentabilidade é muito importante para nós. E graças à nossa profunda paixão pela produção ecológica, tornámo-nos a escolha clara para papel gráfico sustentável. O nosso último valor de 22kg de CO2 por tonelada de papel produzido é um símbolo do nosso trabalho árduo e dos investimentos que foram feitos. O produtor europeu médio de papel gráfico emite 616kg de CO2 por tonelada de papel produzido. E através dos nossos fornecedores locais, os nossos clientes não só recebem papel que foi produzido pela Lessebo Paper, mas também qualidades de papel que foram produzidas a partir da madeira que cresce nos arredores de Lessebo."

Lessebo RecycledLessebo Recycled

A Lessebo Paper está localizada numa área de densa floresta entre grandes lagos rasos na região interior de Småland. Reclama mesmo o título de quem produz “o papel mais amigo do ambiente do mundo”. A fábrica de papel está localizada perto de ribeiras, do lago Läen e do rio Ronneby, habitat de milhares de espécies diferentes vitais para a biodiversidade, o que traz responsabilidades acrescidas à papeleira.

O papel produzido é feito de pasta 100% ECF e é certificado por FSC e PEFC. Entre as marcas produzidas estão a Lessebo Design, a Lessebo Kaskad, o Lessebo Recycled e o Lessebo Unlimited.