Para responder à urgência da situação climática e satisfazer a crescente procura do mercado de soluções alternativas e materiais recicláveis, a Antalis lança agora uma iniciativa global para uma comunicação visual mais sustentável.

Face a uma produção mundial de plástico que triplicou nos últimos 25 anos, de acordo com a PlasticsEurope e WWF, a medida mais concreta em muitos países é a tentativa de eliminação de objetos plásticos descartáveis ou de duração limitada, como os sacos de plástico. O setor da comunicação visual, que absorbe 1% da produção mundial de plástico, tem um papel ativo para fomentar o uso de materiais mais sustentáveis, refere a distribuidora.

Green Star System Antalis© Antalis

“Uma transição a letreiros e sinalética eco responsável implica fomentar práticas sustentáveis, assim como criar uma estrutura que permita aos seus clientes estarem equipados de maneira mais responsáveis para o amanhã, através de uma variedade de ferramentas e serviços”, refere a Antalis.

A Antalis vai adotar, para as soluções de Comunicação Visual, o Green Star System da Divisão de Papel da Antalis, que conta com 80% da gama avaliada com 3 estrelas ou mais. O sistema tem em conta fatores chave como o tipo de matéria-prima utilizada e a reciclabilidade no final da vida útil de cada produto, atribuindo-lhe uma classificação de zero a cinco estrelas.

O sistema de medição permitirá que os clientes façam melhores escolhas entre diferentes tipos de materiais e as inúmeras etiquetas eco responsáveis. Ao oferecer este serviço, a Antalis tem como objetivo informar e ampliar as opções dos seus clientes partilhando com eles os dados necessários e oferecendo-lhes soluções sustentáveis para as suas atividades. O objetivo é que 75% dos produtos vendidos tenham uma qualificação de 3 estrelas ou mais até 2030.

“Com o nosso Green Star System™ para Comunicação Visual, agora é possível tomar a decisão correta entre vários tipos de materiais com conteúdo de plástico e as numerosas etiquetas eco responsáveis”, afirma Xavier Jouvet, Diretor de Compras e Marketing do Grupo, na Antalis Internacional. “A confiança dos nossos clientes fortalece-se mediante o acesso a informação transparente do produto e, por isso, la possibilidade de tomar a decisão que melhor se adapte às suas necessidades”.

Além disso, a Antalis compromete-se que todos os seus produtos eco responsáveis (de 3 a 5 estrelas) estarão disponíveis nos 28 países onde a companhia distribui a sua oferta de comunicação visual e, por isso, proporcionará a nível mundial soluções alternativas sustentáveis ao PVC e materiais compostos.