Num estudo clínico que durou vários meses, a eficácia das superfícies tratadas com elementos antimicrobianos contra agentes patogénicos hospitalares foi examinada em condições reais no Hospital Universitário de Basileia, na Suíça.

A equipa de investigação, liderada por Andreas Widmer e R. Frei, confirmou que o filme adesivo Sanitized, desenvolvido em conjunto com a Hexis S.A.S., tem 98 % de eficácia contra os micróbios. Os resultados foram publicados pela primeira vez na revista científica "Antimicrobial Resistance & Infection Control".

Apesar da melhoria das medidas de higiene, estima-se que as infeções hospitalares reclamem 37000 vidas humanas na UE todos os anos, enquanto nos Estados Unidos, reivindicam mais de 98000 vidas. Além disso, estão envolvidos elevados prejuízos económicos. A investigação sobre a eficácia das medidas de higiene é fundamental, uma vez que os micróbios que causam infeções podem sobreviver em superfícies durante horas ou mesmo meses e ser espalhados a partir daí. Um campo de investigação atual são os vernizes e revestimentos antimicrobianos.

O estudo abordou a questão de saber se o filme adesivo antimicrobiano da Hexis S.A.S. age contra a causa das infeções adquiridas pelo hospital (HAI). Neste estudo, foi testada a película adesiva PURZON060B, que é um produto flexível e transparente com um ingrediente ativo à base de iões de prata fornecido pela Sanitized.

Sanitized bacteria

Superfícies frequentemente tocadas, com e sem um revestimento

Uma situação real foi criada focando o estudo em superfícies frequentemente tocadas em seis salas de pacientes, três na cirurgia e três no departamento médico. Foram incluídas mesas de cama, mesas de cabeceira, apoios de braços de cadeiras de pacientes, mesas de jantar, assentos de sanita e alças de descarga sanitária. A película tratada foi aplicada em metade da superfície, enquanto a outra metade permaneceu no seu estado original e serviu como superfície de controlo.

Durante os vários meses do estudo, os quartos dos pacientes eram limpos normalmente uma vez por dia, e as casas de banho eram desinfetadas uma vez por dia. Amostras das superfícies tratadas e não tratadas foram recolhidas duas vezes por semana de uma área de 25 cm² e examinadas. O número de micróbios foi determinado em meios culturais, e examinaram-se agentes patogénicos clinicamente relevantes, tais como Staphylococcus aureus (incl. MRSA).

Efeito a longo prazo: a redução dos agentes patogénicos

Ao todo, foram analisadas 403 amostras. A película conduziu a uma redução da contagem total viável de 98,4 % nos seis tipos de superfícies. A maior redução foi verificada nos assentos da sanita e nas pegas de descarga (99 %). Além disso, os cientistas confirmaram uma redução muito significativa dos agentes patogénicos, particularmente os enterococo. As suas estirpes multirresistentes podem sobreviver em superfícies secas até quatro anos e foram responsáveis por um surto nacional em hospitais suíços em 2017, que só pôde ser contido ao fim de dois anos.

"Uma superfície antimicrobiana de longa duração suporta a gestão da higiene em hospitais e centros de cuidados", explica Michael Lüthi, CEO da SANITIZED AG.

"Os resultados do estudo mostram que as superfícies tratadas com filmes antimicrobianos podem dar um contributo valioso para prevenir a propagação de agentes patogénicos multirresistentes em hospitais. Mesmo a desinfeção diária de superfícies não pode impedir a nova contaminação em poucas horas: as superfícies tratadas com antimicrobianos podem colmatar esta lacuna", explica Andreas Widmer. O estudo foi apoiado pela Innosuisse, a Agência Suíça de Inovação.

A Sanitized melhora os têxteis, os produtos de polímeros, bem como tintas e revestimentos com tecnologias que garantem têxteis sem odor, a proteção responsável das tintas e trata permanentemente os polímeros com função de higiene e proteção do material.