Os preços da pasta continuam a aumentar na Europa. O mercado de pasta de fibra curta continua tenso, e o mesmo está a suceder com a pasta de fibra longa, embora com alguma margem em comparação com o primeiro.

Após um aumento de cerca de 50 euros por tonelada em maio, a pasta kraft branqueada de eucalipto continua com baixa disponibilidade e não há margem para grandes negociações, reportam os vendedores e clientes.

pasta papel

A afetar a disponibilidade da pasta está a elevada procura, assim como as questões logísticas, onde imperam as dificuldades com o transporte marítimo e no transporte rodoviário no continente europeu. Em países como a Alemanha, por exemplo, também já há constrangimentos a nível do transporte ferroviário. Outro fator de pressão é a escassez de madeira, em especial na Europa

Os problemas logísticos também estavam a afetar a chegada de matérias-primas essenciais, como por exemplo de produtos químicos. Embora não haja escassez neste momento, a situação adiciona alguma pressão e perturbação no fornecimento de cloreto de sódio, por exemplo.

A elevada procura de pasta está a ter por base uma forte procura de papel gráfico, papel de especialidade e papel tissue.