A Fujifilm anunciou que a sua fábrica de tintas em Broadstairs obteve a certificação 'Zero to Landfill' pela Valpak, um fornecedor de soluções de reciclagem e conformidade ambiental.
A fábrica produz tintas para diversos mercados, incluindo as tintas UV de grande formato Uvijet e as tintas de serigrafia Sericol. A empresa tem implementado continuamente novos sistemas, tecnologias e processos para monitorizar e avaliar o progresso na redução do impacto ambiental.
A certificação confirma que a fábrica não envia embalagens, produtos ou resíduos perigosos para aterros. Este reconhecimento destaca também o compromisso da empresa com a melhoria contínua na gestão de resíduos através da redução, reciclagem e reutilização de recursos.
O processo de certificação envolveu uma auditoria abrangente às práticas de gestão de resíduos da Fujifilm na fábrica, incluindo iniciativas de redução e reciclagem.
Paul Dannahy, responsável pela equipa de bens na fábrica de Broadstairs, desempenhou um papel crucial na identificação de empresas de processamento de resíduos, permitindo à Fujifilm desviar resíduos da incineração para centros de reciclagem e, em algumas áreas, gerar valor a partir dos resíduos. Por exemplo, transformaram paletes em pellets de combustível, que foram vendidas e reutilizadas noutras aplicações.
Paul Dannahy comentou: "É uma honra receber a certificação 'Zero to Landfill' da Valpak. Este reconhecimento reflete a dedicação da nossa equipa em reduzir o impacto ambiental e promover uma economia circular."
No período de 1 de abril de 2023 a 31 de março de 2024, a Fujifilm demonstrou que, além de não enviar quaisquer resíduos para aterros, alcançou uma taxa de reciclagem de 53,64%. A empresa não só aumentou a quantidade de resíduos reciclados como também reduziu a produção total de resíduos.