A Lecta renovou a certificação oficial “BPA Free - No Phenols Added” atribuída pelo Ineris (Instituto Nacional Francês do Ambiente Industrial e dos Riscos), para toda a sua gama de papéis térmicos Termax sem fenol.

A certificação confirma a ausência de Bisfenol A (BPA) e de outros compostos fenólicos identificados no esquema de aprovação do instituto.

“Esta renovação reforça o nosso compromisso com os mais altos padrões do mercado, bem como com a inovação e a sustentabilidade”, sublinha a empresa, que continua a afirmar-se como uma referência no setor dos papéis térmicos.

A certificação Ineris assenta num processo de verificação que envolve a análise de documentação técnica, auditorias ao processo de fabrico e testes aos próprios papéis térmicos. São avaliados critérios como a produção, o controlo de qualidade, a rastreabilidade e os métodos utilizados para monitorizar a composição dos papéis.

Segundo os resultados da auditoria, a Lecta cumpre todos os requisitos definidos pelo Ineris, garantindo que os produtos certificados da gama Termax estão totalmente isentos dos quinze compostos fenólicos incluídos no programa de verificação.

A gama Termax é composta por papéis desenvolvidos para impressão térmica direta, ideais para a impressão de informação variável e códigos de barras em aplicações como talões, etiquetas e bilhetes. Os papéis são utilizados em setores tão diversos como o retalho, transporte, alimentação, entretenimento, saúde e jogos.

Para além da certificação Ineris, toda a gama Termax é produzida segundo os padrões ISO 14001 e EMAS (gestão ambiental), ISO 50001 (eficiência energética), ISO 9001 (qualidade) e ISO 45001 (segurança e saúde no trabalho). Está também disponível, mediante pedido, com certificações florestais PEFC ou FSC® C011032 (cadeia de custódia).