O novo relatório IDC Technology Spotlight, patrocinado pela Epson, revela que a sustentabilidade está a impulsionar grandes mudanças na forma como as empresas imprimem na Europa.

A transformação tem sido acelerada pela preocupação social em relação à emergência climática, e pela crescente legislação obrigatória em termos de sustentabilidade, entre outras tendências.

Entre as principais conclusões do estudo está a redução progressiva anual da procura de impressão a laser, uma vez que 65% dos gestores europeus de TI planeiam alocar quase metade do seu orçamento a equipamentos e serviços sustentáveis. Em contrapartida, o estudo estima uma taxa de crescimento anual de 7% nas vendas de impressoras a jato de tinta a nível empresarial, impulsionada por um aumento da confiança e uma visão positiva da tecnologia.

Epson workforce enterprise

Outros fatores cruciais que influenciam as decisões das TI das empresas são o aumento generalizado do modelo de trabalho híbrido e o impulso à eficiência operacional e económica face à emergente crise energética global. A IDC estima que, até 2025, o número médio de pessoas que trabalham diariamente num escritório na Europa será 30% inferior ao de 2019.

A consolidação do teletrabalho impôs também novos requisitos de segurança e gestão de impressão, uma vez que as empresas precisam de garantir que os seus colaboradores realizam o trabalho diariamente de acordo com os requisitos legais atuais. Além disso, 13% dos trabalhadores já estão a utilizar consumíveis de impressão geridos através de modelos de subscrição. Até 2024, a IDC prevê que 60% das empresas já trabalhem com um modelo de subscrição para serviços de impressão e aplicações relacionadas.

O estudo detalha ainda que 42% dos decisores de TI consideram a eficiência operacional uma das suas principais prioridades para o futuro, enquanto 27% dizem também que a rentabilidade ou a poupança económica são um dos principais desafios.

Neste contexto, o jato de tinta obteve avaliações muito positivas: 39% dos inquiridos dizem que os custos totais das impressoras de jato de tinta foram reduzidos e 75% indicam que a redução dos resíduos associados aos consumíveis é um facto a ter em conta. 74% sugerem o mesmo no que diz respeito a uma redução das peças substituíveis e outros 73% dizem que o consumo de energia tem contribuído para a sua decisão final.

De acordo com a IDC, os sistemas de tanques de tinta recarregáveis, que geram menos resíduos devido à utilização muito menor de consumíveis, estão a registar um aumento acentuado nos mercados de escritórios em toda a Europa.

Atualmente, existem 10,7 milhões de impressoras de jato de tinta para office instaladas em toda a Europa, um número que aumentará à medida que cresce a procura por serviços de impressão mais sustentáveis.

Quase um quarto dos decisores de TI diz à IDC que planeiam gastar mais de 30% dos seus orçamentos na melhoria dos seus equipamentos em termos de sustentabilidade. O relatório IDC Technology Spotlight assinala ainda que a tecnologia de jato de tinta da Epson é valorizada e está na vanguarda da tecnologia de impressão, e é considerada mais sustentável do que outras tecnologias, como o jato de tinta térmica ou o laser.

O desempenho da Epson na sustentabilidade foi também avaliado em comparação com o "IDC Europe Technology Framework for Sustainability and Social Impact (TSSI)", que avalia as principais formas de a indústria das TIC ter impacto nas empresas e setores sustentáveis. Comparando com a média do setor, a Epson supera-se em áreas como a sustentabilidade operacional, a sustentabilidade ambiental e a economia circular.

Raúl Sanahuja, Diretor de Comunicação da Epson Ibérica, diz; "Simplificando, as impressoras a laser usam muitos recursos e incorporam uma infinidade de peças substituíveis. As impressoras de jato de tinta são visivelmente melhores, mas nem todas as impressoras de jato de tinta são criadas iguais. Os nossos equipamentos não requerem o aquecimento para começar a funcionar, quer quando os ativar, quer quando regressa de um estado de suspensão. Isto traduz-se numa impressão mais rápida, resultados consistentes e de alta qualidade, poupanças significativas de tempo, redução de custos e até 83% menos consumo de energia.

 

"Desde 2018, investimos mais de 500 milhões de euros no desenvolvimento da nossa cabeça de impressão PrecisionCore, precisamente porque acreditamos que fazer escolhas sustentáveis é essencial, não opcional. Além disso, estamos motivados pelo facto de, segundo o relatório, 84% das empresas com mais de 100 colaboradores verem a oferta de equipamentos sustentáveis como um elemento fundamental e estratégico para o seu negócio", conclui Sanahuja.

A IDC nota que, embora a pressão exercida por indivíduos e grupos esteja a conduzir a uma maior regulação entre os sectores tecnológicos para a reutilização, reciclagem e refabricação, a indústria de impressão tem vindo a liderar a reciclagem de hardware, consumíveis e embalagens há décadas.