O fluxo de trabalho Prinect, da Heidelberg, mudou-se para a Cloud e tem agora o nome de Prinect Direct. Todas as funções do novo fluxo de trabalho serão gradualmente disponibilizadas aos clientes sob a forma de aplicações baseadas na nuvem.

"Com o novo fluxo de trabalho baseado na nuvem Prinect Direct, a Heidelberg está a aproximar-se muito da produção autónoma nas gráficas, em linha com o nosso conceito de Smart Print Shop", diz Christopher Berti, Head of Software Solutions. "As novas aplicações Prinect eliminam a maioria dos passos manuais ao longo do processo de produção de uma gráfica – desde a criação de trabalho até à entrega do produto de impressão acabado", acrescenta.

Prinect Direct

O Prinect Direct automatiza a criação de trabalhos na fase de pré-impressão sem restringir a criatividade do design ou as possibilidades de produção de impressão. Por exemplo, inclui uma função de criação de emprego baseada na nuvem com controlo automático de qualidade dos ficheiros PDF produzidos.

A verdadeira inovação é que, além dos PDFs, todos os tipos adicionais de dados de trabalho – referidos como a "intenção do produto" – também são comparados entre si. Os utilizadores de aplicações não requerem nenhum know-how especial anterior. A interface do utilizador guia intuitivamente através do processo de criação de trabalho até à fase do PDF e, se for caso disso, até à aprovação de provas. O objetivo é garantir um trabalho livre de erros, constituído pelo PDF pronto para impressão e pelas propriedades do produto de impressão desejadas para a produção automática.

O Prinect Direct utiliza os dados armazenados durante a criação de trabalho para decidir independentemente sobre o processo de produção mais rentável, pelo que não há necessidade de o pessoal da gráfica tomar ativamente a decisão.

Outras aplicações Prinect serão introduzidas gradualmente e o objetivo é criar uma gráfica totalmente digitalizada e automatizada. O fluxo de trabalho Prinect Direct também colocará um fim à atual separação entre processos comerciais e de produção, proporcionando funções adequadas num único fluxo de trabalho. Diz a Heidelberg que isso tornará as gráficas mais rentáveis e utilizará plenamente o seu potencial de automatização.

Os utilizadores podem aceder às aplicações Prinect através do portal de clientes H+, que foi lançado no ano passado. As atualizações de software ocorrem no ar sem interromper as operações da gráfica.