O dia começou com a revelação de grandes novidades por parte da Canon Europa. Chegou a série M da Colorado, que alude a “modular” e “manutenção mínima”.  

A impressora gráfica de grande formato, rolo a rolo, é modular na configuração de velocidade e no manuseamento dos materiais. Permite a impressão de verniz localizado, mate e brilho, ou uma combinação de ambos para a criação de efeitos especiais, assim como de tinta branca. O objetivo é que o gráfico possa optar pela configuração que lhe serve as necessidades, sabendo que a impressora de 1,6m poderá ser atualizada com outras funcionalidades, no chão de fábrica, necessitando apenas de uma intervenção remota ou de uma visita técnica, consoante a situação.

Canon Colorado Serie M

A Série M oferece uma variedade de velocidades de saída, na Colorado M3 ou M5 (velocidade de cruzeiro de 29m²/hora e 40m²/hora e velocidade máxima de impressão de 111m²/hora e 159m²/hora, respetivamente), com a opção de atualizar a velocidade de forma temporária ou permanente, seja para fazer face a picos de produção ou para passar para o nível seguinte.

Jennifer Kolloczek, European Planning, Marketing & Innovation Senior Director, Production Print da Canon Europa, comenta: «Com a sua modularidade e a adição de uma opção de tinta branca de fácil manutenção, a nova Colorado Série M é o motor de crescimento no qual as empresas podem confiar para elevar o nível das suas capacidades e transformar ideias em realidade».

Ambos os modelos também podem ser atualizados para M3W e M5W com a nova opção de tinta branca, e/ou equipados com a tecnologia de impressão FLXfinish+ mate/brilhante para impressões CMYK.

Falemos de tinta...

A introdução da nova opção de tinta branca amplia a variedade de aplicações que podem ser criadas, como por exemplo gráficos para janelas, etiquetas e papel de parede. Com a adição e a nova tecnologia de sensor de deteção de materiais, os utilizadores da Série M podem expandir a oferta tradicional de produtos, imprimir em materiais pesados, transparentes, coloridos, refletores e magnéticos.

Canon Colorado aplicacao

A fórmula de gel da tinta permite a impressão de um branco opaco com menos passagens e as propriedades específicas do UVgel também eliminam muitos dos problemas de produção, limpeza de bicos injetores e manutenção frequentemente associados à tinta branca.

A tinta Canon UVgel oferece qualidade de imagem nítida e cores consistentes, enquanto as suas propriedades de secagem instantânea permitem corte e acabamento imediatos, e a durabilidade elimina a necessidade de laminação.

Em comparação com outras tecnologias de tinta, como látex ou tintas eco solventes, a tecnologia UVgel consome até 40% menos tinta para criar a mesma qualidade de imagem e intensidade de cor, diz a Canon. O sistema de cura LED de baixa temperatura e energeticamente eficiente e a operação "instant-on" resultam numa utilização reduzida de energia em comparação com outras tecnologias, e permitem imprimir em materiais de alta qualidade sensíveis ao calor – importantes em mercados como o dos revestimentos de parede. Para além disso, com a tecnologia UVgel os clientes podem imprimir em materiais responsáveis para com o ambiente, como materiais sem PVC e à base de papel, mesmo que não revestidos.

Com grande robustez e estabilidade dimensional, as impressões UVgel apresentam um desempenho excecional em termos de resistência mecânica e química e não requerem laminação.

Acabamento e produtividade

O FLXfinish+ permite adicionar acabamento mate, brilhante ou misto na mesma impressão CMYK, sem verniz adicional. Já os clientes com elevados volumes de impressão são capazes de automatizar o processo print-to-finish (desde a impressão ao acabamento) com uma configuração UVgel Print Factory ou UVgel Wallpaper Factory, que integram a Colorado Série M com corte, rebobinagem, aplicação de fita adesiva ou empilhamento de folhas para gerir volumes de pelo menos 50.000m² por ano, com intervenção mínima do operador.

Colorado gama

A Série M foi concebida para lidar com a carga de trabalho de várias impressoras rolo a rolo, com fiabilidade de nível industrial 24/7 e impressão autónoma com intervenção mínima do operador. As novas impressoras Colorado Série M são apoiadas pelo PRISMAguide XL.

A Colorado Série M está disponível a partir de 23 de maio, altura em que estará em exposição na FESPA Global Expo, em Munique. Será comercializada através de parceiros, bem como das organizações de venda direta da Canon.