A Roland DG anunciou duas novidades: a VersaOBJECT MO-240 e o PrintAutoMate, com o objetivo de proporcionar fluxos de impressão sem erros e maior produtividade na impressão UV.

A MO-240 foi concebida para melhorar a impressão direta em objetos tridimensionais. Tony Miller, Presidente da Divisão Global de Vendas e Marketing da Roland DG, realçou os avanços, afirmando: «A nossa série VersaOBJECT tem vindo a satisfazer as necessidades associadas a pequenas tiragens e à produção mista em serviços com a sua impressão excecional e de alta definição. Nos últimos anos, novos serviços como a personalização têm captado a atenção em várias áreas com base nas necessidades diversificadas e personalizadas dos consumidores e a MO-240, com a sua produtividade avançada, trará um elevado nível de competitividade aos clientes nessas áreas de negócio.»

A MO-240 atinge uma produtividade de 2,07 m2/h no modo padrão, com cabeças de impressão numa disposição desfasada, uma lâmpada UV-LED e tecnologia de controlo de pontos. A produtividade para a impressão em branco duplicou em comparação com os modelos anteriores, garantindo tempos de cura mais rápidos para uma reprodução precisa de detalhes complexos, texto fino e gradações subtis.

Roland MO 240

Utilizando as tintas EUV5 da Roland DG, incluindo laranja, vermelho, branco e verniz, para além de CMYK, a gama de cores é ampliada cerca de 20%. A tinta verniz produz acabamentos brilhantes ou mate premium, bem como texturas realistas, incluindo efeitos em relevo 3D. Além disso, através da utilização de tintas EUV5, a MO-240 é compatível com vários materiais, sejam macios ou duros, desde plástico, papel, couro, madeira e até mesmo vidro e metal com a utilização de tinta primária.

As capacidades da impressora abrangem uma área de impressão de 610 mm x 458 mm (24"x18"), acomodando objetos tridimensionais até 204 mm (8") de espessura. Além disso, com a unidade de eixo rotativo opcional, é possível imprimir objetos cilíndricos como garrafas de 10 mm (0,39") a 121 mm (4,76") de diâmetro.

A MO-240 apresenta um painel tátil a cores de 7 polegadas, uma função de limpeza automática e inclui o software RIP profissional VersaWorks 6.

Em simultâneo, a Roland DG também apresentou o PrintAutoMate, um software baseado na nuvem destinado a padronizar as operações de produção e a simplificar os fluxos de trabalho de impressão para empresas que lidam com diversos dados, suportes e produtos. 

O PrintAutoMate converte automaticamente os dados de impressão em dados de layout pré-registados, atribui trabalhos de impressão aos operadores e integra-se no software RIP VersaWorks 6.

Acessível através do Plano Premium da Roland DG Connect, o PrintAutoMate oferece um período de teste gratuito de 90 dias.