A Canon anunciou o lançamento das imagePROGRAF PRO de 12 cores, para os mercados de fotografia e belas-artes. 

A nova série é composta por três modelos: a imagePROGRAF PRO-6600 de 60"/1524mm, a PRO-4600 de 44"/1118mm e a PRO-2600 de 24"/610mm, que substituem a imagePROGRAF PRO-6100, a PRO-4100 e a PRO-2100, respetivamente. As tintas vêm melhorar a reprodução de tons mais escuros e a densidade do preto em papéis de belas-artes. Nos mesmos tipos de suporte, o desenvolvimento também expandiu as áreas escuras da gama de cores para reproduzir tons de cinzento detalhados.

As novas tintas oferecem resistência aos riscos em papéis fotográficos, para facilitar o manuseamento, a montagem e o acabamento. Por outro lado, um pigmento resistente à luz aumenta a solidez da cor, e a fabricante refere que as cores podem ser preservadas até 200 anos[1] sem que as cores se desvaneçam.

Mathew Faulkner, EMEA Director, Marketing and Innovation, Wide Format Printing Group da Canon Europa, comentou: "Elevámos a fasquia da qualidade de impressão e aumentámos significativamente a robustez da imagem no que toca à resistência à luz e à abrasão, o que é crucial para gráficas de belas-artes e fotógrafos profissionais. Com o seu melhor manuseamento de suportes e maior automatização, também a tornámos mais fácil de utilizar e mais produtiva. A nova série imagePROGRAF PRO é uma proposta atrativa para os nossos clientes – os fotógrafos profissionais podem investir em tecnologia que lhes permite comercializar ainda mais o seu trabalho através da impressão, mantendo o controlo total da produção e a qualidade do seu trabalho."

Os equipamentos têm um sistema de monitorização do estado de ejeção da tinta e definições simplificadas no manuseamento dos suportes. A sua capacidade de ter dois rolos permite que um segundo tipo e tamanho de material seja carregado ao mesmo tempo, para que o utilizador possa mudar automaticamente da impressão em papel mate para papel brilhante sem interromper o fluxo de trabalho. Ao acelerar o processo de alimentação automática de suportes de impressão, o tempo de carregamento destes também foi reduzido em cerca de 40%[2].

Mudanças na embalagem

Canon reduziu a quantidade de material de poliestireno expandido utilizado na nova embalagem da série imagePROGRAF PRO – por exemplo, a embalagem da PRO-4600 utiliza menos 89.5%[3] de espuma de poliestireno do que na sua antecessora. Para além disso, o consumo de energia reduzido – utilizando 85 W ou menos durante o funcionamento e 2.3 W ou menos quando em standby –, bem como outros critérios, ajudaram a série a obter a classificação de produto "Gold" no registo EPEAT[4] (Electronic Product Environmental Assessment Tool) dos EUA, o nível mais elevado de registo na área dos produtos de equipamento de imagem.

A nova Série imagePROGRAF PRO estará disponível a partir de março de 2024 em toda a EMEA, diretamente na Canon ou através de um dos seus revendedores acreditados. A série será apresentada na drupa 2024 no stand da Canon no Pavilhão 8A, B41-1 – B41-8.

 

[1] Ao utilizar o Canon Photo Paper Pro Platinum. Valor previsto calculado de acordo com o método de teste de resistência à luz em interiores e os critérios de avaliação de vida útil do método de avaliação da preservação de imagem de impressão fotográfica digital a cores (JEITA CP-3901B) publicado pela JEITA (Japan Electronics and Information Technology Industries Association).

[2] De 123 segundos (série imagePROGRAF PRO anterior) para 73 segundos (nova série imagePROGRAF PRO).

[3] Rácio por peso, na PRO-6600 é reduzido em 58.9% e na PRO-2600 em 100%.

[4] Um sistema de avaliação ambiental criado pelo Green Electronics Council (GEC), uma organização sem fins lucrativos dos EUA, para efeitos de desenvolvimento do mercado e promoção de produtos amigos do ambiente.