A Adobe apresentou a versão beta do AI Assistant, um novo mecanismo de conversação generativo alimentado por IA, no Reader e no Acrobat.

O assistente gera resumos a partir de documentos longos, responde a perguntas e formata informações para compartilhar em e-mails, relatórios e apresentações.

O AI Assistant aproveita os mesmos modelos de inteligência artificial e machine learning por trás do Acrobat Liquid Mode, a tecnologia que oferece suporte a experiências de leitura responsivas para PDFs em dispositivos móveis. "A IA generativa oferece a promessa de experiências documentais mais inteligentes, transformando as informações dentro dos PDFs em conteúdo acionável, com conhecimento e aparência profissional", disse Abhigyan Modi, vice-presidente da Document Cloud. "O PDF é o padrão para os documentos mais importantes do mundo e os recursos introduzidos hoje são apenas o começo do valor que o AI Assistant oferecerá por meio das aplicações e serviços Reader e Acrobat."

Os clientes do Acrobat Individual, Pro e Teams e do Acrobat Pro podem usar a versão beta do AI Assistant já podem trabalhar de forma mais produtiva, com recursos a chegar ao Reader nas próximas semanas.

Conheça os novos recursos:

AI Assistant: recomenda perguntas com base no conteúdo de um PDF e responde a perguntas sobre o que está no documento, através de uma interface de conversação.

Resumo generativo: faz uma rápida compreensão do conteúdo de documentos longos com breves visões gerais em formatos fáceis de ler.

Citações inteligentes: o mecanismo de atribuição personalizado e a IA geram citações para que os clientes possam verificar facilmente a origem das respostas do AI Assistant.

Navegação: os links clicáveis ajudam os clientes a encontrar rapidamente o que precisam em documentos longos, para que possam concentrar o tempo nas informações mais importantes.

Saída formatada: o AI Assistant consolida e formata informações, texto para e-mails, apresentações, relatórios e mais. O botão "copiar" facilita o corte, cola e transmissão.

Os recursos do AI Assistant no Reader e no Acrobat são regidos por protocolos de segurança de dados e nenhum conteúdo de documento do cliente é armazenado ou usado para treinar o AI Assistant sem consentimento, diz a Adobe em comunicado.

Os clientes do Reader e do Acrobat terão acesso a toda a gama de recursos do AI Assistant por meio de um novo plano de assinatura complementar quando o AI Assistant sair da versão beta. Até lá, os novos recursos do AI Assistant estão disponíveis em versão beta para os planos de assinatura Acrobat Standard e Pro Individual e Teams no desktop e na Web, sem custo adicional.