O Durst Group vai estrear a sua nova Open Software Initiative durante a Printing United 2025, de 22 a 25 de outubro, em Orlando (EUA).
Trata-se de uma plataforma modular e neutra, pensada para todo o setor da impressão e não apenas para utilizadores Durst. A iniciativa insere-se no conceito “Smart Factory” e oferece módulos integráveis a fornecedores de serviços de impressão, revendedores, integradores e OEMs, com foco em interoperabilidade, APIs abertas e independência de marca.
Sob o mote “One Software Ecosystem. Any Brand. Any Printer.”, a Durst propõe um ecossistema preparado para o futuro, com destaque para soluções como Smart Shop (eCommerce), Lift ERP (ERP cloud), Prepare (prepress automatizado), Produce (RIP avançado) e Production Intelligence (inteligência artificial aplicada à produção).
A apresentação será dividida entre dois espaços na feira: um dedicado ao software proprietário da Durst (booth 3156) e outro à nova iniciativa aberta (booth 2266), com foco no portefólio Smart Factory e parcerias OEM como a callas software, cuja tecnologia PDF está integrada nos módulos Prepare e Produce.
Christoph Gamper, CEO da Durst, afirma que este é “um ecossistema de software aberto, desenvolvido pela Durst mas disponível para todos, definindo novos padrões de produtividade, automação e independência tecnológica.” Já Michael Deflorian destaca que estão “a criar um quadro colaborativo onde parceiros podem integrar as suas próprias soluções.”
A nova abordagem da Durst permite entrada flexível no mundo do software profissional, com baixo risco e alta escalabilidade para PSPs, revendedores, integradores e OEMs. Durante a Printing United haverá demonstrações ao vivo, workshops e programas de colaboração disponíveis no local.