A Durst fez o lançamento oficial da P5 SMP, a sua nova solução Super Multi-Pass.
A P5 SMP é um sistema híbrido LED multipass, com 3,5 metros de largura de impressão, preparado para suportes rígidos e flexíveis. Assente na plataforma P5, surge como uma alternativa robusta às soluções single-pass tradicionais.
O primeiro protótipo foi mostrado na drupa 2024 e, na fase de testes em ambiente real, a Durst contou com a colaboração da ARIAN GmbH, empresa austríaca especializada em campanhas POS e serviços globais de produção.
Robert Posch, Chief Production Officer (CPO) da ARIAN GmbH, explicou que a P5 SMP veio colmatar uma lacuna na produção, destacando a flexibilidade e fiabilidade do sistema. "Testamos mais de 200 materiais em vários formatos no P5 SMP. Os curtos tempos de configuração e o alto nível de automação ajudam a gerir esse mix de materiais na prática. Com a P5 SMP, também expandimos as capacidades de produção e podemos responder às solicitações dos clientes muito mais rapidamente , um fator decisivo de sucesso no ambiente de vendas atual", afirmou.
Christoph Gamper, CEO e co-owner da Durst Group, sublinhou que a parceria com a ARIAN permitiu explorar todo o potencial da P5 SMP em contexto real, contribuindo para a sua preparação final para o mercado. "A resposta dos clientes tem sido esmagadora. A P5 SMP é um verdadeiro divisor de águas, elevando a produtividade e a eficiência na impressão digital de grande formato a um novo nível."
A P5 SMP foi pensada para os segmentos de Sign & Display, POP/POS, packaging em cartão canelado, displays e decoração industrial. O sistema aceita materiais em bobina e placa até 70 mm de espessura. Atualmente é possível carregar dois formatos em simultâneo, prevendo-se que, na versão final, esse número aumente para quatro.
Outro destaque é o sistema DSA – Digital Substrate Alignment, que garante um registo digital preciso da imagem, com uma tolerância de ±0,25 mm. Esta tecnologia é especialmente útil na impressão frente e verso e nos processos de guilhotina e corte. A solução integra ainda um Automated Corrugated System, que assegura estabilidade na impressão de cartão canelado, evitando o levantamento de arestas e colisões de material.
A P5 SMP pode operar até dez canais de cor, permitindo vários tipos de configuração: alargar o gamut com cores de processo como laranja e violeta, utilizar cores claras para gradientes mais suaves ou aplicar branco como base. A cura das tintas é feita por tecnologia LED, e a qualidade de impressão pode ser ajustada entre 700 × 1200 dpi e 900 × 1200 dpi.
A produtividade máxima atinge 1940 m²/h ou 340 placas por hora (formato 3,2 × 1,6 metros). Mesmo na versão totalmente automatizada, o sistema requer apenas cerca de 160 m². A P5 SMP inclui ainda os pacotes Durst Workflow e Durst Analytics.