fbpx

A TreeToTextile, detida pelo Grupo H&M, o Grupo Inter IKEA, a Stora Enso e a LSCS Invest, investiu 35 milhões de euros numa fábrica na Suécia. É um passo fundamental para a comercialização de uma nova fibra têxtil sustentável com tecnologia escalável e um baixo custo de fabrico.

O objetivo é reduzir significativamente a pegada ambiental da indústria têxtil e disponibilizar fibras têxteis sustentáveis a todos.

A TreeToTextile vai construir uma fábrica de demonstração para aumentar a tecnologia do processo. A fábrica ficará localizada na fábrica Moinho Nymölla da Stora Enso, no sul da Suécia, e a construção começará na primavera de 2021. A matéria-prima utilizada na fábrica de demonstração será, em primeiro lugar, pasta dissolvida da fábrica Enocell, na Finlândia. É renovável, 100% rastreável até às suas origens, e provém de florestas geridas de forma sustentável.

TreeToTextile

Em todo o mundo, a procura de fibras têxteis sustentáveis está a aumentar. A TreeToTextile está empenhada em permitir o acesso a fibras têxteis sustentáveis e utiliza uma nova tecnologia para produzir fibras têxteis de base bio com uma baixa pegada ambiental a um nível de custo atraente. A nova fibra é uma fibra celulósica regenerada, produzida a partir de matérias-primas renováveis e de origem sustentável da floresta.

"Estamos a descer ainda mais a cadeia de valor. TreeToTextile significa novas oportunidades, não apenas para a indústria florestal. Nesta jornada colaboramos com outros líderes do setor e, embora os nossos desafios possam diferir, todos partilhamos o mesmo compromisso ambicioso de criar um futuro mais sustentável", diz a presidente da TreeToTextile, Roxana Barbieru, e vice-presidente, Emergente Businesss and Alliances Management da equipa de inovação biomateriais da Stora Enso.

A nova tecnologia da TreeToTextile significa usar menos energia, menos químicos e menos água em comparação com a produção de fibras convencionais. É projetada para se adequar à produção em larga escala e inclui um sistema de recuperação para a reutilização de produtos químicos.