Visitantes de todo o mundo marcaram um ambiente positivo na Heimtextil 2023, que decorreu na Messe Frankfurt, Alemanha. A feira internacional recebeu 44 mil visitantes e 2400 expositores, oriundos de 129 países.

Em inúmeros workshops, tours, palestras e formatos de networking, os clientes exploraram abordagens circulares, o importante papel dos certificados e novas aplicações para materiais têxteis.

Heimtextil 2023Heimtextil Trend Space | © Messe Frankfurt / Pietro Sutera

Os dez principais países expositores foram Portugal, China, Índia, Turquia, Paquistão, Itália, Alemanha, Espanha, França e Grã-Bretanha. Os principais países visitantes incluíam Alemanha, Itália, Turquia, Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Países Baixos, Espanha, Paquistão, Índia e Grécia.

"A Heimtextil fez um poderoso regresso e colocou todos os sinais de sucesso como barómetro para o ano empresarial da feira - com um notável grau de internacionalização de 129 nações participantes", disse Detlef Braun, Membro da Comissão Executiva da Messe Frankfurt. Comparativamente a 2020, a principal feira de têxteis alcançou um aumento do grau de internacionalização - em termos de expositores para 94% e em termos de visitantes para 82%.

"A internacionalidade notável prova: em tempos de desafios geopolíticos, a Heimtextil é o lugar mais importante para a indústria mundial de têxteis - tanto para novos contactos comerciais como para oportunidades de mercado, bem como para a redefinição das cadeias de abastecimento e importantes cooperações para superar os estrangulamentos de produção", prosseguiu Braun.

Participantes da feira atingiram os objetivos

Finalmente, um regresso a novos contactos globais, networking e encomendas: os encontros pessoais estiveram no coração do Heimtextil até 2023 e foram celebrados em halls de exposição completos. Isto também se refletiu na encomenda ativa por parte dos visitantes: "Tivemos uma fantástica Heimtextil com muitos contactos novos e antigos. Continuaremos a participar na Heimtextil no futuro. Os nossos clientes incluem grandes marcas europeias, mas também tivemos visitantes dos EUA, Japão, África do Sul e América do Sul no nosso stand. Os nossos principais clientes incluem a IKEA, H&M e Jysk, entre outros. A nossa mensagem mais importante é a sustentabilidade. Recebemos muitos prémios por isso, por exemplo, fomos nomeados este ano a empresa mais sustentável do mundo pela ONU Habitat. Até a construção do nosso stand é completamente sustentável", diz Shafiqul Alam Selim, diretor-geral Karupannya Rangpur Ltd. do Bangladesh.

De acordo com as sondagens, 80% dos expositores já tinham atingido os seus objetivos de feira até ao terceiro dia. A satisfação com a qualidade dos visitantes também foi muito elevada: 72% dos visitantes foram decisores.

O foco esteve também no design europeu e nos volumes de retalho - uma mistura que resultou numa satisfação particularmente elevada dos visitantes: 92% dos compradores atingiram os seus objetivos de feira.