Os CTT – Correios de Portugal conquistaram o Grande Prémio de Design Filatélico ASIAGO 2025, ao vencerem o primeiro lugar na categoria “Cultura Mundial”, numa edição que destacou a excelência do design filatélico internacional.

A emissão distinguida foi dedicada aos 500 anos de Luís de Camões, com design da Folk Design e impressão em talhe doce a cargo da La Poste. Esta série especial inclui selos e um bloco filatélico ilustrado com imagens inspiradas na vida e obra do poeta, como o seu retrato e excertos da epopeia "Os Lusíadas".

A coleção é composta por dois selos: um com o célebre "retrato a vermelho" de Camões e outro com um verso do Canto I da sua obra-prima. Inclui ainda um bloco filatélico que reúne os dois selos e reproduz parte desse mesmo verso. A emissão apresenta também um sobrescrito de 1.º dia, disponível em conjunto com os selos ou com o bloco, e uma pagela informativa.

Com mais de 50 edições, os prémios ASIAGO contam com o patrocínio da Presidência da República Italiana e são amplamente reconhecidos como os “Nobel” da arte filatélica, celebrando o melhor do design e da cultura visual associada ao colecionismo postal.

Desde 1962, os CTT já conquistaram 42 grandes prémios de design filatélico. A este palmarés somam-se mais 13 distinções na área da qualidade gráfica e dos conteúdos dos livros editados pela empresa. Com um total de 55 prémios, atribuídos maioritariamente por júris internacionais independentes, a Filatelia dos CTT é hoje reconhecida como uma das mais premiadas a nível mundial.