O escritor e ilustrador português Rui Sousa esteve, no final de agosto, na Feira do Livro da Cidade do Panamá, onde participou em duas sessões dedicadas ao seu percurso e ao processo criativo.
Perante o público, o autor falou do caminho que tem feito entre a escrita e a ilustração e partilhou algumas das práticas que fazem parte do seu trabalho. A importância da prática diária, da curiosidade e da criação de rotinas positivas esteve entre os temas abordados.
Rui Sousa destacou também a experimentação como parte essencial do desenvolvimento artístico. Experimentar, procurar novas formas de expressão e manter o gosto pela aprendizagem foram ideias que surgiram ao longo das duas sessões.
A criatividade foi, aliás, um dos fios condutores dos encontros. Mais do que surgir de forma espontânea, defendeu o autor, é algo que também se trabalha e se desenvolve com prática, descoberta e vontade de continuar a aprender.
A participação na feira permitiu ainda aproximar o autor português do público panamiano. Numa nota publicada pela Embaixada de Portugal no Panamá, a audiência é descrita como interessada e participativa, com várias perguntas dirigidas a Rui Sousa durante as sessões.