A Porto Editora vai dar acesso gratuito à sua plataforma de e-learning Escola Virtual, durante o tempo de quarentena.

A plataforma dá acesso aos conteúdos educativos digitais do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. Os professores – que também têm acesso gratuito – poderão organizar aulas, propor exercícios para consolidação e revisão de matérias e partilhar os conteúdos com os seus alunos por email.

Vasco Teixeira, Administrador da Porto Editora, considera que "enfrentamos uma situação excecional, que nos desafia, enquanto sociedade, a encontrar soluções para os problemas que se nos deparam. Um cenário como este, de nos vermos forçados a fechar todas as escolas, pode trazer um grau de instabilidade e alguma ansiedade e é isso que queremos diluir com esta iniciativa, dando a professores e alunos acesso a uma plataforma de estudo com aulas interativas que, atualmente, já é usada por 200 mil jovens e professores na maioria dos estabelecimentos de ensino."

Os alunos ou os encarregados de educação só têm de proceder a um registo, em que é necessário identificar o estabelecimento de ensino e o ano de escolaridade, disponibilizando-se os conteúdos da plataforma e as versões digitais dos manuais escolares adotados no respetivo estabelecimento de ensino para esse ano de escolaridade.

Os professores podem criar turmas na plataforma, agilizando o processo de partilha de conteúdos existentes ou de conteúdos personalizados, com a possibilidade de monitorizarem todo o trabalho dos seus alunos através de tarefas.

A equipa pedagógica da Escola Virtual acompanhará o processo e dará o apoio necessário, tendo já disponíveis vídeos sobre as principais funcionalidades da plataforma, e estando a selecionar conteúdos curriculares que serão pertinentes em contexto, tais como Replicação de um vírus ou Higiene e prevenção de doenças infeciosas.

A Escola Virtual é uma plataforma de ensino e aprendizagem, de subscrição anual paga, da responsabilidade do Grupo Porto Editora, existente desde 2005.