A 123.ª edição do Porto de Encontro realiza-se no dia 31 de janeiro, às 17h00, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, e terá como protagonista o poeta Rui Lage, que apresentará a sua mais recente obra, Física Espiritual. Esta será a primeira sessão do ciclo em 2026.
O encontro contará ainda com as participações de Carlos Fiolhais e Jorge Reis-Sá, além de leituras a cargo de Emília Silvestre.
Desde De Antigo e Primeiro (2002) até aos poemas integrados no projeto Portugal Possível (2022), passando por títulos como Um Arraial Português (2011), Rio Torto (2014) ou Firmamento (2022), Rui Lage construiu uma obra poética coerente e singular. Física Espiritual reúne esse percurso numa antologia pessoal, feita de escolhas, revisitações e depurações, oferecendo uma leitura abrangente do seu universo literário.
Para além da poesia, Rui Lage publicou obras de ficção e ensaio, tendo sido distinguido com o Prémio Inês de Castro (2016) e o Prémio Ruy Belo (2017), por Estrada Nacional, e com o Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís (2017) e o Prémio Autores da SPA (2018), por O Invisível. Em 2009, foi responsável, em parceria com Jorge Reis-Sá, pela mais extensa antologia de poesia portuguesa alguma vez organizada, Poemas Portugueses: Antologia da Poesia Portuguesa do Séc. XIII ao Séc. XXI, publicada pela Porto Editora. Ao longo da sua carreira, traduziu autores como Samuel Beckett, Paul Auster, Pablo Neruda e Carl Sagan.
O Porto de Encontro conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, da Antena 1, do Jornal de Notícias e das Livrarias Bertrand.
Outras informações estão disponíveis em www.portoencontro.pt.