O mês de janeiro e o mês de fevereiro são meses mais fortes para a contratação, e a Adecco, empresa especialista em outsourcing de recursos humanos e trabalho temporário, explica porquê.

Diz a especialista que as empresas estão a contratar durante a segunda quinzena de janeiro e até o final de fevereiro, as empresas iniciam os seus orçamentos anuais, abrem novas posições e procuram preencher algumas posições estratégicas.

Portanto, a maioria das empresas (especialmente as grandes) procura não apenas candidatos a cargos temporários (sazonais), mas também responde às necessidades do ano que se inicia.

O novo ano começa com um ritmo mais calmo, permitindo que os responsáveis de Recursos Humanos levem um pouco mais de tempo para encontrar os candidatos. Trata-se, portanto, do momento ideal para fazer contactos, enviar candidaturas espontâneas ou solicitar conversas e/ou entrevistas informais.

O trabalho temporário pode também tornar-se permanente, se os talentos contratados superarem as expetativas dos empregadores.

A Adecco recomenda, por isso, que se esteja atento às ofertas publicadas pelas empresas, que se tenha o CV atualizado e que se prepare cuidadosamente as estratégias para o sucesso em entrevistas.

O Grupo Adecco está presente em 60 países e conta com uma equipa composta por mais de 34 000 colaboradores, que diariamente trabalham na procura de talento para mais de 100 000 organizações. Presente em Portugal desde 1989 a Adecco tem atualmente uma rede de 18 agências e uma estrutura interna com mais de 190 colaboradores.