É no Auditório da Abreu Advogados, em Lisboa, que se vai apresentar, a 17 de janeiro, o Pacto Ecológico Europeu (European Green Deal) e debater os desafios e oportunidades decorrentes da transição para uma Europa neutra do ponto de vista climático.

O orador principal é Humberto Rosa, Diretor para o Capital Natural na Direção Geral Ambiente da Comissão Europeia, antigo secretário de Estado do Ambiente, havendo ainda a participação de Sofia Colares Alves, Representante da Comissão Europeia em Portugal, e de Nuno Lacasta, Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, que fará a intervenção de encerramento da sessão.

Da Abreu Advogados, participam José Eduardo Martins, sócio coordenador da área de prática de Direito Público e Ambiente e João Vacas, Consultor para os Assuntos Europeus. Luís Marques Mendes, Consultor e Presidente do Conselho Estratégico da sociedade de advogados, realizará a abertura da sessão.


Para a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, “O Pacto Ecológico Europeu é a nossa nova estratégia de crescimento; um crescimento que adiciona mais do que subtrai. Mostra como transformar o nosso modo de viver e trabalhar, de produzir e consumir, por forma a termos uma vida mais saudável e a tornar as nossas empresas inovadoras. Todos podemos participar na transição e todos podemos beneficiar das oportunidades geradas. Se tomarmos a dianteira e avançarmos rapidamente, contribuiremos para que a nossa economia seja líder mundial.“

Para José Eduardo Martins, Sócio da Abreu Advogados, “Tornar a União Europeia o primeiro continente climaticamente neutro é um objetivo ambicioso. O ajustamento das empresas a este novo paradigma de desenvolvimento e não e isento de riscos. Este é o momento para debater e compreender o European Green Deal, de modo a que as empresas e outras organizações portuguesas possam conhecer, com rigor e com a devida antecedência, as oportunidades que este trará e preparar-se para as mudanças e ajustamentos que este promoverá".

O European Green Deal afetará a economia, a indústria, a produção e o consumo, as infraestruturas de grande escala, os transportes, a alimentação e a agricultura, a construção, a fiscalidade e os benefícios sociais. Todas as ações e todas as políticas da UE deverão passar a contribuir para os objetivos do European Green Deal.

 

A conferência tem entrada gratuita, mas sujeita a inscrição e ao limite de lugares. Consulte mais informação aqui.

 

AGENDA

 

9.00

Boas-vindas e welcome coffee

09:30

Abertura

 

Luís Marques Mendes, Consultor e Presidente do Conselho Estratégico da Abreu Advogados

09.45

Apresentação

 

Sofia Colares Alves, Representante da Comissão Europeia em Portugal

10:00

Intervenção principal: European Green Deal

 

Humberto Rosa, Diretor para o Capital Natural, Direção Geral Ambiente, Comissão Europeia

10:45

Coffee break

11:00

Debate: mudanças, desafios e oportunidades

 

Humberto Rosa, Diretor para o Capital Natural, DG Ambiente, Comissão Europeia

*    José Eduardo Martins, Sócio Coordenador da área de prática de Direito Público e Ambiente, Abreu Advogados

João Vacas, Consultor, Abreu Advogados

 

12:00

 

Encerramento

 

Nuno Lacasta, Presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente