De 27 de Agosto a 13 de setembro, a Feira do Livro de Lisboa regressa ao Parque Eduardo VII, numa edição marcada pela exigência de segurança relacionada com a pandemia da COVID-19.

Confirmada já está a presença de autores como José Eduardo Agualusa, José Luís Peixoto, Miguel Sousa Tavares e Rui Zink. 

Feira do Livro Lisboa 2020

Na 90.ª edição, no Espaço Porto Editora | Bertrand Editora, realizar-se-ão sessões de autógrafos com Ágata Roquette, Eduardo Madeira, Gustavo Santos, Jacinto Lucas Pires, José Eduardo Agualusa, José Luís Peixoto, Louise Fannon, Mário de Carvalho, Miguel Sousa Tavares, Paulo Azevedo, Richard Zimler ou Rui Zink.

Está previsto o distanciamento físico obrigatório entre leitor e escritor, o uso de máscara, o número limitado de pessoas na fila de autógrafos e a impossibilidade de autografar livros não adquiridos no respetivo dia.

Os workshops, sessões de lançamentos e tertúlias que vierem a acontecer decorrerão no auditório da APEL, com limitação de presenças na plateia. Haverá ainda uma agenda de eventos online como parte integrante da programação, de que são exemplo o lançamento do novo livro James Rollins, com a presença do autor, e os showcookings de Gabriela Oliveira e de Rita Nascimento.

Doseadores de gel desinfetante, higienização constante e sinalética dedicada são algumas das medidas tomadas para a prevenção e sensibilização em relação à COVID-19. O objetivo é proporcionar as melhores condições para que os visitantes possam usufruir, com comodidade e segurança, dos muitos milhares de livros que estarão nos 29 pavilhões que compõem o Espaço Porto Editora | Bertrand Editora, reunindo 19 chancelas.

Outra das medidas tomadas é a libertação parcial do eixo central para uma melhor circulação do público, respeitando o distanciamento físico.

O eixo central será ocupado apenas por duas tendas para as sessões de autógrafos, não existindo o tradicional espaço infantil.

Nos topos, estarão colocadas as tendas para o pagamento, com as caixas mais afastadas e sinalização para ajudar a manter a distância de segurança.