O Parlamento europeu começou a votar no pacote legislativo “Fit for 55” e embora tenham sido feitos progressos, a Cepi – Confederação Europeia das Indústrias de Papel, fez saber que considera que algumas provisões legais podem, paradoxalmente, tornar a descarbonização mais difícil para as indústrias da pasta e do papel.

O pacote legislativo visa reduzir as emissões de CO2, na Europa, em 55% até 2030, e a Cepi refere que o Parlamento deveria focar-se em dar apoio ao desenvolvimento de uma economia circular.

Bandeira UE

“Uma primeira votação, sobre a utilização dos terrenos, a alteração da utilização dos terrenos e a regulamentação da silvicultura (LULUCF), trouxe o princípio de que a remoção de carbono dos sumidouros florestais deve apoiar, mas não substituir, os esforços para reduzir as emissões fósseis. Por outras palavras, as florestas não devem ser utilizadas para compensar as emissões de outros sectores, incluindo as emissões agrícolas não-CO2. Trata-se de uma abordagem equilibrada da integração das eliminações terrestres para o objetivo global da neutralidade carbónica líquida”, refere a Cepi.

Outras alterações propostas à Comissão apontam para o potencial dos produtos florestais para ajudar a descarbonizar a UE, substituindo as que são intensivas em carbono. Mas uma alteração que aumenta a quantidade-alvo de carbono a retirar da atmosfera pelas florestas, até 360 milhões de toneladas de CO2 até 2030, pode, ao mesmo tempo, afetar negativamente o desenvolvimento de produtos florestais, pondo de lado algumas florestas para compensações de carbono.

Jori Ringman, Diretor-Geral da Cepi, apela: "Apelamos aos deputados do Parlamento Europeu para que garantam, em plenário, que o pacote Fit for 55 permita à economia da UE cumprir as elevadas ambições climáticas na próxima década. Infelizmente, a versão da Fit for 55, impulsionada pelo Comité ENVI, torna o investimento na descarbonização e no desenvolvimento do sector da bioeconomia circular muito desafiante."

Outras posições do Comité ENVI são igualmente contraditórias, explica a Cepi. Uma votação sobre a revisão da diretiva relativa ao regime de comércio de emissão de licenças (ETS), enquanto reduziria severamente os recursos financeiros para os investimentos de baixo carbono, reconheceu igualmente a contribuição que a biomassa poderia oferecer como fonte limpa de energia para as indústrias. No entanto, um parecer da ENVI sobre a revisão da Diretiva relativa às energias renováveis (RED) parece pôr em causa o mesmo princípio. O parecer não só favorece a utilização secundária da biomassa primária para a energia, excluindo esta última dos regimes nacionais de apoio. Exclui inclusivamente a biomassa primária, cumprindo todos os critérios de sustentabilidade, de contar para o objetivo das energias renováveis. Ainda assim, a biomassa primária representa atualmente quase 50% da entrada de madeira utilizada para a bioenergia, o que, por sua vez, representa quase 60% do consumo de energia renovável na EU.

A Comissão propôs que 40% da energia da UE seja procedente de fontes renováveis. As alterações sugerem aumentar essa meta para 45%. O objetivo pode estar fora de alcance se a biomassa primária for excluída desde o início, refere a CEPI.