Os livros são um recurso fundamental que deve ser valorizado, protegido e promovido, dizem a Cepi, a Intergraf e a Federação dos Editores Europeus (FEP). As associações redigiram uma declaração conjunta a que chamaram “O livro como motor da economia europeia do conhecimento”, onde apresenta os benefícios que os livros oferecem.

Os livros têm um valor duradouro como transmissores de conhecimento, entretenimento e igualdade de acesso à informação. Os livros impressos oferecem a possibilidade de desconexão na sociedade digital atual. A cadeia de valor do livro também desempenha um papel importante na economia e as livrarias e bibliotecas físicas continuam a ser importantes centros culturais, explicam em comunicado.

Amor ao Livro

"Congratulamo-nos com a oportunidade de lançar esta declaração conjunta no Parlamento Europeu", afirmou Beatrice Klose, Secretária-Geral da Intergraf. "As evidências a favor dos livros impressos são esmagadoras. Precisamos que os deputados ao Parlamento Europeu conheçam esta questão, para que possam assegurar a combinação certa de materiais de leitura impressos e digitais em toda a nossa sociedade.»

Anne Bergman-Tahon, Diretora da FEP, afirma que "a FEP aplaude a iniciativa de Tomasz Frankowski (eurodeputado) de emitir um parecer de iniciativa sobre o futuro do sector europeu do livro. A principal missão das editoras é publicar livros nos formatos que melhor se adaptem às necessidades e preferências dos seus leitores. A impressão, o digital e o áudio cumprem esta vasta gama de requisitos e é essencial reconhecer os benefícios específicos de cada formato.»

"Quem teria pensado que, com o advento de uma sociedade digital, os livros se tornariam tão centrais para a nossa saúde mental e relação com o conhecimento. Ao permitirem-nos aprender enquanto “offline” são, mais do que nunca, um produto do futuro, não do passado", afirmou Jori Ringman, diretor-geral da Cepi, a Confederação das Indústrias Europeias do Papel.

“A pandemia demonstrou o poder das tecnologias digitais para ajudar-nos a trabalhar, aprender e até socializar. Trabalho em casa, ensino remoto e as comunidades online mantiveram as nossas economias em movimento, forneceram conhecimento às nossas crianças e ajudou-nos a ficar conectados com os nossos entes queridos, apesar do isolamento físico. E, talvez menos visivelmente, mas não menos significativamente, a pandemia também nos ensinou outra lição valiosa: o valor duradouro dos livros impressos na transmissão de conhecimento, entretendo-nos e apoiando a igualdade de acesso à informação”, pode ser-se no manifesto.

“Por último, os livros impressos desempenham um papel importante na economia, em especial a economia circular: na Europa, são produzidos a partir de papel e são totalmente recicláveis. A cadeia de valor contabilístico proporciona emprego para pessoas de todos os níveis de qualificação em todo o nosso continente”, refere a introdução.

Em conjunto, as entidades chamam as autoridades nacionais e internacionais a:

  • Celebrar o papel da leitura e do livro no campo da cultura e da educação;
  • Reconhecer as vantagens comprovadas dos livros no desenvolvimento do pensamento crítico;
  • Valorizar as livrarias pelo importante papel que desempenham nas suas comunidades locais;
  • Reconhecer o valor dos livros impressos como instrumentos de inclusão e o seu papel na proteção das pessoas sem competências, ferramentas ou acesso digitais suficientes, dos idosos, das pessoas com deficiência e de outras pessoas menos em linha;
  • Esforçar-se pela combinação certa de digital e impressão nos campos do entretenimento e da educação, reconhecendo as vantagens da impressão para a compreensão e aprendizagem;
  • Apoiar mais investigação independente que meça os efeitos da digitalização no desempenho em leitura e no desenvolvimento de outras competências.

A Intergraf é a federação europeia da indústria gráfica, que representa as associações da indústria. A Federação Europeia de Editores é uma associação independente e não comercial de associações de editores de livros na União Europeia. Representa 29 associações de editores de livros do Espaço Económico Europeu. A Cepi é a associação europeia que representa a indústria de papel, cuja taxa de reciclagem é, no momento, de 71,4%.