A EDP já ajudou mais de 130 proprietários rurais a limpar terrenos e reaproveitar resíduos florestais, através do programa ReEarth.
Até ao final do ano, a iniciativa permitirá recuperar 260 hectares de floresta e transformar cerca de 20 mil toneladas de resíduos em energia limpa.
Lançado há um ano na região de Boticas, o ReEarth é um programa que visa proteger e valorizar as florestas. Este projeto não só reforça o compromisso da EDP com a preservação da biodiversidade, como também promove um impacto positivo nas comunidades onde está presente. “Através da colaboração com os proprietários e com a população local, o ReEarth tem vindo a gerar benefícios ambientais e sociais muito concretos”, destaca a empresa.
Com o apoio da EDP, mais de 130 pequenos proprietários aderiram à iniciativa. No total, serão limpos 260 hectares — uma área equivalente a 260 campos de futebol — e recolhidas cerca de 20 mil toneladas de resíduos florestais, que se transformarão em energia limpa até ao final de 2025.
Todos os anos, cerca de 3 milhões de hectares de floresta ardem no mundo. Em Portugal, a média anual de área ardida ronda os 100 mil hectares. São números que refletem um problema grave, com custos elevados para o ambiente e para as pessoas: perda de biodiversidade, emissões de CO₂, destruição de infraestruturas e impacto direto em comunidades vulneráveis.
Ao apostar na limpeza e valorização dos terrenos, o programa ReEarth atua diretamente na redução do risco de incêndios, enquanto apoia agricultores e proprietários com baixos rendimentos, em zonas florestais de maior densidade. Os resíduos recolhidos são utilizados para aquecer equipamentos municipais, fechando assim ciclo de reaproveitamento de recursos.