A EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A. lançou um concurso público para a locação de equipamentos de impressão e prestação dos serviços associados de cópia, impressão e digitalização, num contrato que abrange também a Águas do Vale do Tejo (AdVT).

O valor base do procedimento é de 725.900 euros, com um prazo de execução de 12 meses, renovável até duas vezes, por um total adicional de 24 meses.

O concurso, já publicado no Jornal Oficial da União Europeia, não prevê lotes e inclui tanto a locação de bens móveis como a aquisição de serviços, com a classificação CPV 30121100.

A iniciativa tem um caráter conjunto: a EPAL assume 74,5% do contrato, enquanto a AdVT assegura os restantes 25,5%. Ambas as entidades são representadas pela Direção de Compras e Logística e a execução do contrato deverá abranger diferentes regiões do país, incluindo Lisboa, Santarém, Évora, Portalegre, Guarda e Castelo Branco.

As propostas devem ser submetidas até às 19h00 do dia 18 de agosto de 2025, exclusivamente através da plataforma eletrónica ACIN (https://www.acingov.pt). A entidade adjudicante exige caução no valor de 3% do preço contratual e uma declaração do fabricante que ateste a certificação do prestador para prestar assistência técnica aos equipamentos.

O critério de adjudicação segue um modelo multifator, sendo o preço ponderado em 60% e critérios de sustentabilidade ambiental ou social com um peso de 40%. A EPAL exige também faturação eletrónica no âmbito deste contrato.

O concurso está aberto a PME e não prevê qualquer obrigação de subcontratação. Para consulta das peças do procedimento e submissão de propostas, os interessados devem aceder a https://www.acingov.pt/acingovprod/2/index.php/.