A Canon anunciou a sua inclusão na Climate A List 2025 da CDP, um reconhecimento que destaca a liderança da empresa em matéria de ação climática e transparência ambiental. Esta é já a quarta vez que a Canon integra esta lista de referência.

A estratégia ambiental da Canon assenta na filosofia Kyosei, que promove a coexistência harmoniosa entre o desenvolvimento económico e a proteção do ambiente. A empresa definiu quatro áreas prioritárias de atuação (alterações climáticas, eficiência de recursos, substâncias químicas e biodiversidade) integrando ações de conservação ambiental nas suas operações de negócio.

No âmbito dos seus compromissos climáticos, a Canon pretende alcançar a neutralidade carbónica (net-zero) nas emissões de gases com efeito de estufa ao longo de todo o ciclo de vida dos seus produtos (Âmbitos 1, 2 e 3) até 2050. Estabeleceu ainda metas de redução de emissões com base científica, alinhadas com os padrões da SBTi: até 2030, prevê reduzir em 42% as emissões dos Âmbitos 1 e 2 e em 25% as emissões do Âmbito 3 (categorias 1 e 11), face aos níveis de 2022.

Para cumprir estes objetivos, a Canon tem vindo a implementar diversas iniciativas para diminuir o impacto ambiental dos seus produtos, desde medidas de eficiência energética nas unidades de produção até à promoção da reutilização e reciclagem de equipamentos. A empresa recorre ainda a entidades independentes para a verificação dos seus dados de emissões de gases com efeito de estufa, garantindo a fiabilidade da informação divulgada.

A CDP, organização internacional sem fins lucrativos com sede em Londres, avalia anualmente o desempenho ambiental de empresas e municípios em todo o mundo. Para esse efeito, envia questionários focados na ação climática, gestão de recursos hídricos e outras iniciativas ambientais. Em 2025, quase 20 mil entidades foram avaliadas, num universo de mais de 22 mil organizações que submeteram informação através da plataforma da CDP.