Antes da época festiva, os livreiros, gráficas e editores estão unidos para destacar a natureza essencial dos livros, bem como o seu valor educativo, cultural e económico único. A temporada de férias representa uma parte importante das receitas anuais para muitas empresas e os livros são um dos presentes de Natal favoritos dos europeus, relembram a FEP, a Intergraf e EIBF.

As entidades referidas exortam as autoridades europeias e nacionais a reconhecer os livros como bens culturais essenciais, permitindo assim que as livrarias permaneçam abertas, a reconhecer a importância da leitura e dos livros, no campo da cultura e da educação, a reconhecer as vantagens comprovadas dos livros para permitir o desenvolvimento do pensamento crítico, a reconhecer o importante papel que as livrarias desempenham nas suas comunidades locais  e a reconhecer o valor acrescentado dos livros impressos como ferramentas de inclusão.

O Copresidente da EIBF, Jean-Luc Treutenaere, observa que "os sectores da venda, publicação e impressão estão unidos para realçar o valor essencial dos livros, especialmente durante a época festiva. Os livros são fontes de cultura e criatividade, e as livrarias desempenham um papel central na promoção da leitura e na construção de comunidades mais justas e inclusivas. Nesta época de férias, visite a sua livraria local: não há presente como um livro”.

Durante os últimos 18 meses, quando a maioria dos países experimentou períodos de confinamento, os livros provaram a sua importância em lidar com a solidão, reforçando os laços entre as pessoas e expandindo os nossos horizontes, ao mesmo tempo que estimulam as mentes e criatividade. Os livros contribuem para o bem-estar, criatividade e realizações cognitivas diariamente.

Livro aberto

Os livros são bens culturais essenciais

Os livros oferecem uma fonte inestimável de cultura, criatividade e alimento para a mente. São veículos-chave de preservação e divulgação de conhecimento e permitem que os leitores deixem a sua imaginação livre e escapem para mundos diferentes. São essenciais para promover a liberdade de expressão, literacia e leitura – a base fundamental de uma sociedade do conhecimento – e fomentar uma maior participação democrática.

Os livros são essenciais para o desenvolvimento das comunidades locais

Autores, editores, gráficas e livreiros oferecem um importante contributo para as comunidades e para a sociedade no seu conjunto, do ponto de vista educativo, cultural e económico. A cadeia de valor é essencial para proporcionar acesso à literatura e à cultura para todos, melhorando assim os hábitos de leitura entre as sociedades. 

O Presidente da Intergraf, Ulrich Stetter, disse que "os livros são um produto cultural e educativo muito importante. Ler textos informativos longos e impressos provou ser melhor para a compreensão e retenção. Os livros são importantes para a aprendizagem e compreensão de factos complexos. A Europa está em grande posição para ter uma indústria composta por pequenas e médias empresas que estão ativas neste sector. A época natalícia é uma das épocas mais importantes para as nossas empresas e precisamos de garantir que a cadeia de valor continua a esforçar-se – especialmente nestes tempos difíceis."

Embora as tecnologias digitais tenham provado ser muito úteis na navegação através das dificuldades do ano passado, os livros impressos desempenharam igualmente o seu papel. Sendo justa e inclusiva, a sua própria existência garante que todos na sociedade – mesmo aqueles que carecem de competências ou meios digitais – tenham acesso à cultura, que agora é mais importante do que nunca.

Os livros são essenciais para a economia europeia

O COVID-19 suscitou muitas respostas políticas diferentes a nível nacional, com muitos países a impor restrições de circulação e até bloqueios completos, deixando as empresas que dependem da presença física dos clientes numa posição precária.

Os livreiros, como muitos dos seus homólogos de retalho, foram forçados a fechar as portas durante muitas semanas e meses – o que resultou numa redução drástica do número de vendas e num efeito de knockout sobre outros atores da cadeia de livros. Isto compromete a rentabilidade de toda a cadeia de valor e coloca ainda mais pressão sobre a sua situação económica, já frágil. 

Os livros impressos são essenciais para relaxar e desconectar

Os últimos 18 meses aumentaram drasticamente o tempo que passamos em frente aos ecrãs: desde o teletrabalho diário à educação remota e das reuniões online até ao binge-watching. 

O presidente da FEP, Peter Kraus, vom Cleff afirma: "Na véspera das férias de Natal, quando todos ansiamos por um tempo de descanso aconchegante e partilhando presentes com os nossos entes queridos, os livros continuam a ser um dos nossos passatempos favoritos. Especialmente nestes tempos conturbados os livros permitem e permitem-nos viajar e escapar com a nossa imaginação. E o papel é muito adequado para estas viagens imaginárias, a cada viragem das páginas estamos entrando em mundos de conhecimento, entretenimento, prazer e novas perspetivas."

Por exemplo, já em 2018, um dinamarquês de 15 anos passou 45 horas por semana online. Com efeito, como revela o estudo da OCDE, os jovens gostam de ler mais quando leem em meios impressos, já que os alunos passam cada vez mais tempo online, seja para a escola ou para entretenimento. Os livros impressos são essenciais para desligar e desfrutar do tempo offline.   

A Federação Europeia e Internacional de Livreiros (EIBF) representa associações nacionais de livreiros na União Europeia e não só. A FEP é uma federação independente e não comercial de associações nacionais de editores de livros, revistas e materiais educativos de toda a Europa. A Intergraf é a associação europeia do sector da impressão, representando os empregadores deste sector.