fbpx

A Koenig & Bauer fez a apresentação mundial da Rapida 106 X, durante uma série de eventos online que mostraram as mais recentes inovações da empresa, que teriam sido reveladas na drupa, caso a feira não tivesse sido adiada.

Esta manhã, a fabricante alemã mostrou o potencial da máquina para o trabalho comercial, realizando a impressão de oito trabalhos diferentes em apenas 16 minutos.

Rapida 106 X demo5

Na nova máquina, o sistema de alimentação de folha-a-folha foi otimizado para garantir correta a separação das folhas. Além disso, a mudança de formatos é realizada de forma automática, assim como a troca de chapas ou tintas especiais.

Para comprovar a rapidez do processo, foram impressos oito trabalhos comerciais com um tempo de mudança de trabalho de 1 minuto e 50 segundos entre as últimas folhas boas de um trabalho e as primeiras folhas boas do seguinte, contabilizando um desperdício de 25 a 50 folhas de desperdício na afinação inicial.

Rapida 106 X demo4

A mudança de cor realiza-se em menos de dois minutos e a lavagem de rolos, que pode ser simultânea, acontece em menos de três minutos, incluindo para tintas UV.

O Qualitronic Camera Control, sistema de inspeção, está equipado com câmaras de 8K para a verificação de todas as folhas impressas, e o equipamento já traz uma barra de fixação, para quem pretenda adicionar um módulo digital para a impressão de códigos, por exemplo.

A máquina também possui unidades que permitem fazer a estampagem a frio e a aplicação de verniz.

Rapida 106 X demo3

Controlo na ponta dos dedos

A consola da Rapida 106 X traz mais funcionalidades, um monitor touchscreen, para uma utilização mais intuitiva, e iluminação LED para cumprir com as exigências em termos de iluminação e respetivas alterações.

O Job Optimizer, incluído no software de preparação da impressão, faz uma otimização do fluxo de trabalho, tomando em conta não só as especificações técnicas do trabalho, como também as configurações tecnológicas da máquina, a cada momento.

E, caso seja necessário estar mais distante da zona da impressão, é possível recorrer a aplicações de telemóvel que fazem espelho da consola de impressão, possibilitando monitorizar o trabalho, verificar as tintas e receber alertas diversos.